domingo, 21 de janeiro de 2018

A histórica edição número 1000 de Action Comics está apontando no horizonte e entre vários rumores e anúncios, chegou a confirmação de que a revista apresentará um novo uniforme para o Homem de Aço ou quase isso: basicamente, a DC está trazendo de volta a versão clássica com a sunga vermelha, adicionando apenas os pulsos da primeira versão pós-Renascimento, claramente inspirados na dos atuais filmes onde o herói é vivido por Henry Cavill. O site Den of Geeks foi um dos tantos a partilhar a notícia com a prévia. Arte de Jim Lee e seu arte-finalista costumeiro, Scott Williams, confira:


OPINIÃO DO KRYPTONAUTA

Que tema polêmico, meus amigos. E geralmente debatido pessoalmente por mim em meus perfis pessoais e entre amigos. Vamos lá: primeiro, não há nada mais clássico do que o uniforme tradicional do Superman. Ele foi o molde-mestre de onde copiaram todos os demais uniformes de super-heróis, mesmo tendo o Fantasma vindo 2 anos antes.

A sunga vermelha foi e é um assunto muito polếmico. Absolutamente todos os heróis da Era de Ouro e alguns da Era de Prata que tinha essa reminiscência perderam suas "sungas" sem muito estardalhaço: Batman, Robin, Capitão América, Gavião Negro etc... Mas com o Superman, o tema sempre divide opiniões, o que é salutar.

É inegável, porém, um fator: a sunga vermelha é querida, desejada e respeitada por fãs, mas a grande audiência a vê como algo essencialmente ridículo em sua maioria e isto precisa ser levado em consideração. Por que? Um personagem só sobrevive se tem público pagante e, para isto, ele deve se manter tanto atual quanto relevante para a próxima geração. Se duvida disto, como alguns já apontaram alhures, veja o que houve com o supracitado Fantasma, Tarzan, Flash Gordon e outros.

Os demais heróis que inevitavelmente passaram por uma remodelagem cosmética foi com este propósito e funcionou. Seria tolice pensar que o Superman, uma marca milionária, não precisa nem de um, nem de outro. E os números flutuantes de suas vendas desde antes de Crise já mostravam isto. A Morte do Superman só ocorreu, por exemplo, porque suas vendas estavam absurdamente baixas na época e isto apenas significa desinteresse comercial e criativo no personagem.

Foi preciso uma grande inciativa da DC em 2012 unindo tanto os Novos52 quanto o filme O Homem de Aço e demais produções desde então para solificar na grande audiência e mesmo dentro dos quadrinhos a imagem do Homem de Aço sem ela. O resultado foi ingevalmente positivo junto ao grande público. Funcionou apesar do sangue e lágrimas derramados.

Portanto, em minha opinião, por mais tradicional que eu seja (e olha que sou leitor desde a Era de Bronze, ainda que goste de algumas abordagens atuais, para mim a DC parou de publicar o Superman original com o fim de Crise e, de lá para cá, temos versões mais ou menos fiéis), sou aberto o suficiente para aceitar que a eliminação da sunga é algo positivo e necessário para continuidade do sucesso do personagem junto a uma audiência maior.

Sobre o uniforme em si, a adição dos pulsos metálicos é bastante infeliz. Eles não funcionaram na primeira versão pós-Renascimento e certamente ficam ainda mais deslocados no visual clássico. É uma tentativa clara de traçar a chamada "linha de familiaridade" junto ao grande público ao colocar ali um elemento que ele aceitou nos cinemas. Melhor seria ter simplesmente trazido de volta o clássico sem qualquer adição que provavelmente será ignorada daquela há 2 anos (se não houver outra mudança).

Mesmo que você seja um(a) defensor(a) da volta da sunga (o que é totalmente ok, eu gosto dela pessoalmente), precisamos levar dois fatos em consideração:

1) Trata-se da sétima mudança de uniforme do personagem em 6 anos contando desde os jeans e camiseta dos Novos52 e sem levar em conta a versão negra da fase Lois & Clark.

2) Por anos, muito antes dos Novos52 e do filme O Homem de Aço, a DC tentou e estudou a possibilidade de remover a sunga vermelha sem sucesso. A oportunidade foi apresentada e a ideia foi bem aceita pelo grande público embora ainda cause polêmica entre alguns fãs. Mas há de se considerar um outro fator: entre os fãs - contra ou a favor -, quais são atualmente pagantes? Aqueles que compram assiduamente qualquer título mensal ou com periocidade regular? Dito isto, há uma grande chance de apenas o tempo mostrar se a decisão foi acertada ou não.

Trata-se do número 1000 de Action Comics, seria impensável não mostrar o Superman em seu visual clássico no número milenar da revista que o lançou e à Era de Ouro dos quadrinhos de super-heróis nos EUA. Que ela seja bem-vinda. Quanto ao novo uniforme, se tudo der errado, o que é uma oitava (ou nona) mudança para a DC?

0 comentários:

Postar um comentário