quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Nem Lois Lane, nem Lana Lang, nem a Mulher-Maravilha. Quem pode ser considerada o maior amor da vida do Homem de Aço?


É inegável que o Superman possui um roll de namoradas menor do que o Batman. Ainda assim, ele é grande o suficiente para, ao longo dos quase 80 anos de vida editorial do personagem, incluir sereias, híbridas mulher/pássaro, terráqueas, rainhas alienígenas etc. A grande questão é: podemos isolar uma acima das demais? Se sim, quem e baseado em quais critérios?

A primeira ideia de muitos quando se trata de um grande amor na vida do Superman talvez seja a imediata associação com Lois Lane e por que não? Ela está rondando a vida dele desde Action Comics #1 onde ambos fizeram sua estréia. Por incrível que pareça, a informação não é acurada, ao menos em parte. Apesar de ter quase universalmente conhecida no meio laico como "a namorada do Superman", Lois não foi pensada como interesse romântico do Homem de Aço e tampouco ocupou este lugar de fato nos primeiros anos de histórias. Ela estava apaixonada pelo Superman enquanto desprezava Clark Kent, sim, mas ele por ela? Não, tampouco podemos dizer, pelos planos traçados por Jerry Siegel e Joe Shuster para os personagens e depois vetados pela DC, que ambos visionavam torna-los um casal romântico. Conforme seria mostrado na história nunca publicada oficialmente, A Pedra K de Krypton, Lane descrobriria que Superman e Clark eram a mesma pessoa e, após uma série de eventos, os dois continuariam parceiros na luta contra o crime: ele usando seus poderes e ela, suas habilistas de jornalista investigativa, mais ou menos como décadas depois aconteceu na fase dos Novos 52.

É importante entender que ao longo de suas quase 8 décadas de publicação, o Superman teve várias versões e, em cada uma delas, pode-se isolar uma ou mais grandes paixões. Assim, temos de descartar de início as histórias "imaginárias" e nos ater àquelas que de fato constaram da cronologia do personagem em algum ponto. É o primeiro postulado. Vamos então analisar individualmente quem foram esses Homens de Aço.

SUPERMAN DA ERA DE OURO (1938 - 1955): O Superman original de Jerry Siegel e Joe Shuster foi publicado nesta fase. Fora as perseguições de Lois ao Homem de Aço e seu contínuo desprezo por Clark, não houve nenhuma presença feminina amorosa forte em sua vida da parte dele.

A DC fez um processo de continuidade retroativa com seus personagens da Era de Ouro nos anos 60 mostrando que suas aventuras se passaram numa dimensão paralela, a Terra-2. Assim, este Homem de Aço, Kal-L, teve sua história continuada, afinal ele era cronologicamente mais velho que o Superman editado regularmente pela DC. Porém, neste ponto, aquele já tinha Lois Lane, Lana Lange outras personagens como interesses amorosos então alinharam as histórias dos dois kryptonianos, mostrando que na Terra-2 ele cedera aos encantos de sua versão de Lois, a original.

Assim, Kal-L, o antigo Superman da Era de Ouro e agora da Terra-2, casou-se com a repórter e envelheceu ao lado dela, tornando-se editor do Estrela Diária como Clark Kent. Aliás, ele usava maquiagem para aparentar ter mais idade e disfarçar seu envelhecimento retardado. Ficou famoso pelas têmporas grisalhas.

Capa de Action Comics # 484, o casamento de Kal-L e Lois Lane.
SUPERMAN DA ERA DE PRATA/BRONZE (1956 - 1985): Este ainda é considerado o Superman de fato para muitos fãs, tendo sido substituído pela versão de John Byrne em 1985. Teve um grande números de namoradas entre Lori Lemaris, mas seu coração ficou dividido entre Lois Lane e Lana Lang com quem namorou em diferentes fases de sua vida e que disputavam constantemente seu amor.

SUPERMAN DA ERA DE MODERNA (1985 - presente) - Publicado a partir de Crise nas Infinitas Terras, este Superman teve até o momento 4 versões:

- O reboot de John Byrne (1985 - 2001);

- O reboot de Mark Waid (2003 - 2005);

- O reboot de Geof Johns, desde de Crise Infinita (2005) e explicada em Origem Secreta (2009), indo portanto de 2005 a 2011;

- O reboot de Grant Morrison (2011 - 2016), este resetando todas as anteriores.

As primeiras três tinham por grande amor Lois Lane, apesar de terem namorado Lana Lang durante a adolescência e ao menos uma delas ter tido um romance confirmado com a sereia Lori Lemaris (da continuidade pré-Crise). Ele chegou a se interessar românticamente pela Mulher-Maravilha, mas ambos pesaram prós e contras e decidiram permanecer como amigos. Também foi perseguido românticamente por Máxima, rainha do império alienígena de Almerac. Por se tratar da versão em circulação por parte dos últimos 32, ganhando espaço na mídia em desenhos, séries animadas, cinema, televisão etc, seu romance e casamento com Lois continuou consolidando junto ao grande público moderno a ideia dela ser seu grande amor.

O casamento dos dois se deu em Superman Wedding Album em 1997 e foi um golpe publicitário na época: ambos estrelavam uma popular série de TV, Lois & Clark - As Novas Aventuras do Superman, onde após algumas temporadas no ar, os protagonistam iam se casar. A Warner mandou uma ordem direta para a DC também casar os personagens nso quadrinhos na mesma época onde o enlace se daria na tv, alinhando os eventos e assim promovendo tanto o programa, quanto ajudando nas vendas das revistas. Hoje ele e Lois tem um filho de 10 anos chamado Jonanthan.


SUPERMAN NOVOS52 (2011-2016): Este Superman, a quarta versão do personagem desde o primeiro reboot pós-Crise em 1985 (ver acima), namorou com Lana Lang durante a adolescência, mas seu grande amor foi sua colega de equipe na Liga da Justiça, a Mulher-Maravilha. Ele morreu nos braços dela.


Se então focamos nas versões oficiais e ainda assim não há um consenso entre elas sobre quem foi o grande amor do Superman, há algum outro critério do qual podemos lançar mão? Sim, se considerarmos nada mais, nada menos do que a palavra final de Jerry Siegel, co-criador do Superman. O segundo postulado para responder à questão.

Em 1960, Jerry Siegel escreveu Superman's Return to Krypton para a revista Superman #141, a primeira história onde o herói oficialmente fez uma viagem no tempo de volta a Krypton e encontrou seus pais biológicos o que por si só já tornava o conto um clássico dentro da mitologia do personagem. Mas não parou aí.

Durante esta aventura, ele conheceu uma atriz famosa em seu mundo, Lyla Leroll. Ambos rapidamente se apaixonaram enquanto o Homem de Aço se dividia emocionalmente com a dúvida se podia ou devia evitar a explosão do planeta.

Superman e Lyla Leroll no traço original de Wayne Boring.

Durante o romance entre ambos, Jerry Siegel, assumida e inquestionavelmente a maior autoridade sobre Superman ao lado de seu parceiro Joe Shuster, é categórico ao afirmar em certo painel uma frase impactante sobre a profundade do amor do Homem de Aço pela atriz:

"Mas as chamas dentro do planeta [nota do tradutor: Krypton] são como geleiras glaciais comparadas ao poder do amor ardente entre Superman da Terra e Lyla Leroll de Krypton".

No fim, o Superman acaba enviando de volta ao presente num acidente, mas seu amor por Lyla não diminui com o passar dos anos.

Se isto não for a martelada final sobre a questão - para o co-criador do personagem o grande amor da vida do herói não foi a repórter também criada por ele, mas uma conterrânea alienígena de seu mundo original -, o que mais pode ser?

É importante notar que, através da interpretação de outros autores, o Superman teve uma vida quase imaculada amorasamente até a Era de Bronze. Suas paixões transiatavam basicamente entre lembranças do passado como os flashbacks com Lori Lemaris ou amores platônicos. Aqui, pelas mãos de um de seus criadores, o Superman experimentou tanto o amor como sentimento quanto fisicamente ("ardente") em seu presente. É claro, a donzela também tinha as famosas iniciais "LL".

Anos depois, Lyla foi reintroduzida na continuidade pós-Crise (1985-2011), onde se tornou uma vilã. Ela seduziu um desmomoriado Superman e morava numa versão da cidade engarrafada de Kandor. Esta versão foi uma triste deturpação do conceito original de Jerry Siegel da doce e apaixonada atriz que termina a história original chorando seu amor perdido em seu planeta condenado. Felizmente, ela parece ter sido apagada da cronologia quando a DC fez o reboot de Origem Secreta em 2009 e, sem seguida, o de 2011 com Ponto de Ignição.

Lyla Leroll pós-Crise nas Infinitas Terras

Ainda assim, Lyla ficou viva na mente de fãs saudosistas a ponto de Grant Morrisson, fã assumido da cronologia do Superman, fazer uma menção a ela nos Novos 52 quando em uma das cenas em Krypton, o noticiário cita uma polêmica cena de nudez envolvendo a atriz em seu novo filme.

Lyla chegou a figurar como possivel coadjuvante do projeto Superman V, do qual falarei mais adiante. Fiquem atentos!

SUPERFATO sempre apresenta curiosidades sobre o mundo do Superman dentro e fora dos quadrinhos. O nome é tirado dos famosos "fatos Flash", presentes nas aventuras do Corredor Escarlate.

2 comentários:

  1. Com certeza foi Lori Lemaris, o primeiro amor a gente nunca esquece, ainda mais quando é impossível.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei de todos, e acho que muitos por não conhecerem toda a historia acabam imaginando que Lois teria sido o grande amor de Kal-L/Clark Kent, mas eu respeito a primeira obra como sendo a original... Então, ele não teve ninguém especial, o mais próximo disso de fato foi a Lois, o que ficou confuso depois dos primeiros anos com a aparição da era de prata. Cada roteiro mostra uma história diferente.

    ResponderExcluir