segunda-feira, 19 de junho de 2017

No último dia 29 de maio, o ator Henry Cavill, responsável por viver o Superman nos atuais filmes da Warner, postou em sua conta no Instagram uma homenagem aos 79 anos do Superman. Foi quando o meu amigo e também colecionador do Homem de Aço Ricardo Beluchi, fez uma pergunta pertinente: o aniversário do Superman não é 18 de junho? Indo além, por em outras fontes encontramos o aniversário do data listada como 29 de fevereiro?

O tópico merecia uma análise detalhada para desfazer desentendimentos e informações mal-colocadas, especialmente dentro da considerada "mídia especializada".


Hi Everyone! I've been doing some Super Ruminations because this month is the 79th anniversary of Superman in Action Comics and thought it fitting to pass on this little fact. Who knew eh?? In January 1933, Jerry Siegel wrote a short story titled "The Reign of the Superman", which was illustrated by his friend Joe Shuster and self-published in a science fiction magazine. It told the story of a bald villain with telepathic powers. Trying to create a character they could sell to newspaper syndicates,Siegel re-conceived the "superman" character as a powerful hero, sent to our world from a more advanced society. He and Shuster developed the idea into a comic strip, which they pitched unsuccessfully. National Publications was looking for a hit to accompany their success with Detective Comics, and did not have time to solicit new material. Because of the tight deadline, editor Vin Sullivan was forced to make it out of inventory and stockpile pages. Sullivan asked former coworker Sheldon Mayer if he could help. Mayer found the rejected Superman comic strips, and Sullivan told Siegel and Shuster that if they could paste them into 13 comic book pages, he would buy them. #SuperRuminations #Superman #ActionComics
A post shared by Henry Cavill (@henrycavill) on

Primeiro, vamos separar e classificar o que é aniversário em se tratando de um personagem fictício. Pode ser óbvio para alguns, mas é justamente aqui onde ocorre tanta confusão quando se trata do Superman.


Um personagem de ficção pode ter várias datas de aniversário, mas duas se destacam:

1) Sua estreia, seja em livro, revista, filme etc ou mesmo quando seu autor se lembra do dia quando o criou.

2) Seu aniversário fictício.

Ok, postulado isto, temos de cara dois aniversários para o Superman:

1) O dia de publicação de Action Comics #1 onde ele fez sua estreia editorial e comercial.

2) Seu aniversário como "personagem". O dia em que ele nasceu dentro da ficção.

E aqui começam as confusões, pois, primeiro, há a famosa capa de Action Comics #1 onde se vê junho em destaque logo em cima, fazendo a maioria das pessoas acreditar que a revista saiu naquele mês, o que não é verdade.

Até hoje nos EUA, as revistas, chamadas de comics por lá, são editadas com a média de 3 meses antes do tal "mês de capa". Portanto, Action Comics #1 nunca foi publicada em junho de 1938: ela saiu no fim de maio.

O dia de sua publicação é disputado entre pesquisadores ficando entre 29 e 31 daquele mês, mas vamos tornar tudo ainda mais oficial: basta baixar o aplicativo oficial da DC Comics para celular e smartphones, buscar por Action Comics #1 e verem por si mesmos. Lá, a própria DC bateu o martelo e lista a revista como tendo sido lançada em... 31 de maio de 1938. Esta é a data histórica para todos os efeitos e é incrível como, após quase 80 anos de sua estreia, tantas pessoas e a "imprensa especializada" ainda se façam notas e comentários do tipo "o Superman fez sua estreia em junho de 1938(...)".


Assim, o que Henry Cavill estava comemorando - provavelmente sob orientação de seu pessoal de relações públicas para fazer uma média com os fãs e a mídia - não era o aniversário ficcional do Superman, mas o de sua estreia editorial. Ainda que Cavill tenha postado sua foto no dia 29, ele ainda estava dentro da margem segura de 3 dias para 31 de maio, a data oficial.

Solucionado o primeiro problema, vamos para o segundo: o Superman tem um aniversário fictício? A resposta é sim, ele tem.

Quem definiu o aniversário do personagem Superman foi ninguém menos que o editor Mort Weisinger - provavelmente um dos maiores, senão o maior editor do Homem de Aço até hoje - em parceria com Edward "E." Nelson Bridwell[1]. Weisinger é responsável por criar, após a injusta demissão de Jerry Siegel e Joe Shuster, muito da mitologia que conhecemos hoje em torno do herói, . Sem ele, nunca teríamos conhecido a Supergirl, a cidade engarrafada de Kandor e os criminosos da Zona Fantasma por exemplo.

Foi precisamente na seção de cartas da revista World's Finest Comics #164 de 1967[2] que, em decisão conjunta com Weisinger, Bridwell respondeu a pergunta de uma leitora, Cathy Burnett, sobre quando era o aniversário do Superman, ao que ele respondeu ser no equivalente ao dia 29 de fevereiro no calendário terrestre, chamado nos países de cultura anglicana de leap day ou "dia do pulo" pelo fato dele ocorrer de 4 em 4 anos nos anos bissextos.

Fonte: ComicsAlliance

Caro editor:
Fiquei desapontada que as datas de aniversário dadas a Superman e Batman em "The Fatal Forecasts of Dr. Zodiac" eram falsas. Gostaria de saber as verdadeiras e a de Robin também. Tenho algumas datas de aniversário de pessoas famosas e considero Superman, Batman e Robin dentro desta categoria.
- Cathy Burnett, Goshen, N.Y.
Segue a resposta de Mort Weisinger e Ed Nelson Bridwell.

Você terá de pegar as datas de aniversário de Batman e Robin com Julius Schwartz, guardião oficial do calendário do Cruzado Encapuzado [Nota do Kryptonauta: Schwartz, na época, era editor do Batman]. Quanto ao Superman, o Homem do Poder nasceu, por um estranho golpe do destino, numa data correspondente dentro do caléndário kryptoniano ao dia 29 de fevereiro, o dia do pulo. - Ed.

Weisinger era um gênio como editor. Saído da literatura pulp, ele tinha uma visão ampla e criativa de como construir um universo ficcional e povoá-lo de informações interessantes para os leitores. A escolha do dia 29 de fevereiro para aniversário do Superman tinha também um apelo "realista": deste modo, ele buscava de forma figurada retratar metaforicamente talvez como o herói envelhecia num ritmo mais lento.

É preciso apontar o tamanho da importância de Mort Weisinger dentro da história editorial tanto do Superman quanto da DC Comics a ponto de sua resposta numa seção de cartas ser considerada válida o bastante para se tornar praticamente cláusula pétrea quando se trata do aniversário ficcional de Kal-El nos anos e décadas seguintes.

Por fim, não podemos esquecer do tímido repórter Clark Kent! Ele também tem seu aniversário. Na continuidade clássica (1938-1985), ficou decretado que seria no dia em que os Kent o encontraram dentro do foguete que o trouxe à Terra, algo completamente coerente. E este dia era 18 de junho, esta sim uma clara homenagem da equipe criativa ao "mês de capa" de Action Comics #1.

O fato foi corroborado em uma história escrita pelo famoso roteirista do Superman, Cary Bates, com arte de Dick Dillin e finalização de  Frank McLaughlin, todos importantes nomes na história editorial do Homem de Aço. No Brasil, a trama foi publicada pela Ebal no especial O Fabuloso Mundo de Krypton em 1982.


Assim, o Superman tem três aniversários:

1) 31 de maio de 1938, publicação de Action Comics #1, estreia do personagem.

2) 29 de fevereiro, equivalente no calendário terrestre ao aniversário kryptoniano de Kal-El.

3) 18 de junho, aniversário de Clark Kent, data do pouso de seu foguete na Terra quando, ainda bebê, foi encotrado por Jonanthan e Martha Kent.

Portanto, quando alguém falar sobre o "aniversário do Superman", busque ter em mente "qual deles".

Por fim, é importante frisar que nenhum dos reboots posteriores, seja o John Byrne (1986), Mark Waid (2001), Geoff Johns (2009-10) ou Grant Morrison (2011) disputaram estas datas, simplesmente se calando sobre a questão e respeitando o que as equipes criativas tradicionais haviam postulado dentro dos quadrinhos: Kal-El faz aniversário em "29 de fevereiro" e Clark Kent, em 18 de junho.

SUPERFATO sempre apresenta curiosidades sobre o mundo do Superman dentro e fora dos quadrinhos. O nome é tirado dos famosos "fatos Flash", presentes nas aventuras do Corredor Escarlate.

FONTE
[1], [2]Happy Birthday, Superman <http://comicsalliance.com/happy-birthday-superman/> Acesso em 19 de junho de 2017.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. creio que o mais correto seria estabelecer a data de 18 de junho como aniversário oficial do Super-Homem porque aniversário é uma convenção humana, com base no tempo terrestre e não se aplicaria a Kal-El, e sim ao Clark Kent; e foi explicitada claramente a data em uma história, e não em carta ao leitor ou data controversa de publicação.

    ResponderExcluir