terça-feira, 15 de abril de 2014

Conheça os mistérios e a história envolvendo um dos itens mais polêmicos da atual fase dos quadrinhos do Superman: sua armadura cerimonial kryptoniana.

 
Em setembro de 2011, a DC Comics apertou a tecla reset e zerou todo seu universo. A partir daquele momento, começava o segundo grande reboot da editora conhecido como NOVOS 52. Basicamente, isto significava que, tirando alguns fatos–chave, nada do que havia sido publicado antes era parte do cânone de personagens como Superman, Batman, Mulher-Maravilha etc, tudo voltou ao princípio. Era a oportunidade perfeita para novos leitores começarem a acompanhar as aventuras destes heróis desde o começo.

Um dos pontos mais controversos de reboot foi o novo visual do Superman. Sem o famoso calção vermelho, com uma gola alta em "v", capa em formato de pentágono e repleta de detalhes capazes de deixar até desenhista mais detalhista louco, a nova roupa, na verdade uma armadura cerimonial kryptoniana, foi criada pelo desenhista Jim Lee, conhecido por seu traço detalhista. Hoje, 3 anos depois, seu design para o novo visual do Homem de Aço ainda pode ser definido com uma palavra: polêmico.


A ORIGEM



O primeiro visual do Superman.
Dentro do novo universo DC, o Superman veio à Terra envolto apenas na capa de Jor-El[1]. Quando pequeno, ele costumava vesti-la e correr pela fazenda Kent testando seus poderes ou se aventurar ao lado da Legião dos Super-Heróis. 
Em seus primeiros meses em Metrópolis, Kal usava uma combinação de sua capa kryptoniana com camisetas com o "S" pintado, calça jeans e botinas. As camisas eram sempre no padrão cromático da bandeira dos EUA: brancas, vermelhas e azuis. Neste período, nem todos os poderes dele estavam ainda maturados: ele não sabia ainda voar e sua invulnerabilidade ainda não estava no auge.

Assim foi até o Colecionador de Mundos, uma das sondas de Brainiac, chegar à Terra e encolher parte de Metrópolis, seqüestrando-a. Forçado a superar o limite de suas habilidades até então, o herói alcançou a nave da entidade em pleno espaço sideral com saltos gigantescos, utilizando até satélites em órbita para se impulsionar mais e mais para fora da órbita terrestre.

Durante o confronto com o Colecionador, Kal já estava bastante ferido e com suas roupas em frangalhos, menos a capa de seu pai, a qual usava desesperadamente para se proteger dos raios e ataques tanto do vilão, quanto de seus asseclas robóticos e de Metall-0. Foi quando o herói descobriu o bizarro acervo da criatura: uma vasta coleção de cidades miniaturizadas e “engarrafadas” assim como Metropolis havia sido, todas organizadas em pequenos museus particulares ao lado de itens em tamanho real de suas respectivas culturas. Uma das cidades presas era justamente Kandor, originária de Krypton, seu planeta natal, e estava ladeada por duas armaduras cerimoniais daquele mundo morto: uma masculina e outra feminina.

Num ato calculado, Superman quebrou o vidro de proteção e vestiu a armadura para conseguir lutar de igual para igual com o Colecionador. Neste momento, a veste o identificou como membro da Casa de El e rapidamente assumiu o padrão cromático desta linhagem: azul, vermelho e amarelo, assim como o brasão da família no peito.


Kal-El veste a armadura pela primeira vez em ACTION COMICS #5.


Após o confronto no qual saiu vitorioso, o Superman continuou a utilizar a armadura por razões sentimentais[2] (seu respeito pela cultura e legado kryptonianos) e práticas (roupas normais são facilmente destruídas em suas missões, enquanto a armadura além de mais resistente, consegue se reparar sozinha quando danificada).


UM LEGADO DE KRYPTON




1. CAPA

A capa é o manto dos El, usado por Jor e antes por seu pai[3]. Ele é vermelho e trás nas costa o brasão da família na cor preta. Durante os minutos finais de Krypton, ele deu-o a Lara, sua esposa, para que envolvesse Kal durante a viagem a Terra. É feita de um tecido altamente resistente.

A capa é acoplada à armadura e Kal-El é hoje capaz de controlar o aparecimento de ambos, pois funcionam como um. A armadura consegue igualmente restaurar a capa quando rasgada da mesma forma como se conserta.



Diferente das versões anteiores, a capa do Superman agora tem o formato de um pentágono e não de um retângulo.


2. EMBLEMA

Assim como na versão de BIRTHRIGHT (“Legado nas Estrelas” no Brasil), o escudo do Superman é o símbolo da Casa de El e representa “esperança” nos NOVOS 52[4]. O emblema é ativado quando a armadura é vestida e a linhagem sanguínea do usuário detectada pelos seus sistemas. Em seu estado inerte, ele é um círculo branco.


3. ARMADURA



Superman mostrando seu domínio sobre a armadura.
A armadura é feita de uma liga kryptoniana praticamente indestrutível para os padrões de materiais terrestres, assim como a capa que acompanhou o Superman à Terra. Ela pode ser danificada por armas e adversários extremamente poderosos, mas logo consegue se reconfigurar e reparar sozinha. A veste é considerada como sendo biotecnologia[5], pois se liga ao corpo do usuário, identificando sua linhagem sanguínea e dispondo as cores respectivas de sua Casa (ou família). 

Seu estado inerte é o branco total e, apesar de aparentar ser um feita de tipo de pano brilhante devido à sua aderência à pele como um colante, ela é de fato uma armadura alienígena composta por liga metálica altamente flexível desconhecida na Terra. 

Em seus primeiros meses utilizando a armadura, Kal-El usava-a por debaixo de suas roupa civis, dobrando as golas[6]e arregaçando os punhos, mas desde quando aprendeu como manuseá-la, ele descobriu ser capaz de comandar mentalmente a vestimenta, fazendo-a regredir até o tamanho do "S" em seu peito - inclusive sem o alto-relevo do emblema! - e é assim que ele a utiliza no presente quando está em sua identidade de Clark Kent.


Típica transformação de Clark Kent em Superman hoje. A armadura é ativada, o "S" ganha relevo e projeta o resto da vestimenta através do corpo do herói.



4. CINTO

O cinto tem função puramente cerimonial e decorativa. Ele não "segura" a armadura, apenas enfeita, embora tenha a função prática de possuir compartimentos escondidos onde o Superman pode guardar alguns objetos achatados[7].


5. BOTAS

As botas são feitas do mesmo material da armadura e são extremamente resistentes à fricção. Antes, o Superman usava vários pares de sapato por mês devido ao desgaste graças à sua supervelocidade[8}, problema resolvido desde que adquiriu a nova indumentária.


PERGUNTAS FREQUÊNTES

Abaixo seguem algumas perguntas e colocações costumeiramente feitas sobre a nova vestimenta do Homem de Aço.

1) Por que o Superman precisa de armadura? Não é uma idéia idiota?

Existem duas formas de responder a estas colocações. Dentro e fora dos quadrinhos.

A) Dentro dos quadrinhos, ele não precisa atualmente de nenhuma proteção “extra”. Isso já foi deixado claro até explicitamente nas revistas. Mas 5 anos atrás, quando começou sua carreira, ele não tinha os níveis de poder apresentados hoje (aproximando-se da versão original do Superman de 1938) e podia ser ferido por armas como as que o Colecionador de Mundos possuía. Então, era uma vantagem prática usar a vestimenta. Hoje, como dito acima, ele o faz por respeito à sua herança kryptoniana e motivos práticos, pois a vestimenta é resistente o suficiente para ser usada em suas missões.

Ainda dentro dos quadrinhos, kryptonianos são super-poderosos apenas sob condições específicas como em planetas de gravidade menor à Krypton e/ou orbitando uma estrela mais jovem. Em seu mundo natal, eles eram pessoas “normais” e as armaduras cerimoniais eram as roupas padrões usadas por todos os indivíduos por lá para proteção. Assim, mesmo numa situação onde se veja sem seus poderes, o Superman pode ainda contar com a blindagem dela, como seus compatriotas faziam sob as mesmas circunstâncias.

Cena da revista SUPERBOY durante a
Era de Prata mostrando como o uniforme
foi criado na época.

B) Fora dos quadrinhos, a idéia não é, nem de longe, nova. O problema é que toda uma geração de leitores cresceu lendo a versão do Superman em vigência de 1986 a 2006-8 (Crise Infinita/Superman: Origem Secreta), onde a roupa do herói era feita de tecido comum. Porém, por quase quatro décadas ANTES disso, era estipulado que o uniforme dele foi feito das mantas com as quais ele chegou envolvido à Terra, uma idéia que Grant Morrison resgatou com relação à capa na versão dos NOVOS 52 conforme visto acima. Portanto, durante o fim da Era de Ouro e toda a Era de Prata e Bronze, o Homem de Aço usou uma roupa indestrutível com o “agravante” dela não ser, sob hipótese alguma, rasgada ou queimada, diferente da armadura (a despeito de suas capacidades regenerativas). Estamos falando da versão clássica do Superman e caberia a mesma pergunta: “por que o Superman precisava de uma roupa de pano indestrutível?”.

O cinema também aproveitou ambas as idéias, a da roupa e a da armadura. Em SUPERMAN O FILME, o herói usa uma roupa feita de tecido kryptoniano para todos os efeitos gerada na Fortaleza da Solidão durante seus anos estudando sob a tutela da holografia de seu pai, Jor-El. Já em O HOMEM DE AÇO, é dito claramente em vários materiais publicitários que o uniforme – encontrado numa nave kryptoniana há muito estacionada na Terra - é na verdade uma armadura similar às nossas cotas de malhas (chainmails) medievais. A idéia foi provavelmente inspirada nos NOVOS 52, assim como alguns aspectos visuais do novo Krypton e o jovem Clark correndo de capa vermelha pela fazenda.

Enfim, quando o personagem é invulnerável, que diferença faz se sua roupa é de tecido ou uma armadura?

2) A armadura confere algum poder ao Superman?

Um sonoro “NÃO”. Atualmente, ela não o torna mais invulnerável ou indestrutível. O que consegue afetar a vestimenta, também consegue ferir o Superman e vice-versa.

Durante a saga KRYPTON RETURNS, o Superman viu-se de volta ao passado de seu mundo natal e começou a perder seus poderes devido à luz do sol vermelho. Ele observou, porém, que a armadura poderia estar “contendo” de alguma forma a energia de luz amarela que ele tinha estocado em seu corpo, impedindo seu gasto no ritmo normal.

3) Já que a armadura parece ter algum tipo de inteligência artificial, ela pode ser desconfigurada?

Sim e isto já aconteceu algumas vezes. Primeiro, contra o Colecionador de Mundos, onde as cores ficaram totalmente desconfiguradas. Segundo, contra um caçador alienígena[9]. Por fim, durante a saga KRYPTON RETURNS, o Superman entra num paradoxo temporal onde, teoricamente, ele nunca nasceu. Assim, a roupa praticamente enlouquece e passa a mostrar uma configuração diferente[10].


Superman durante KRYPTON RETURNS.


4) Como é o sistema de funcionamento dela?

Como o próprio editor Matt Idelson disse, isto ainda não foi devidamente explicado[11].

5) As armaduras do Superman e a da Supergirl são similares?

Não, a roupa da Supergirl foi um presente de “maior idade” (ou era para ser), quando a garota poderia usar o emblema da família após passar nos “testes” [12]. Ela não possui um estado inerte branco como a do Superman. Apesar de feitas com materiais semelhantes, elas possuem propriedades diferentes e, até o momento, a dela não apresentou as capacidades da armadura cerimonial de seu primo, tal como se ocultar.


SUPERGIRL #0: Kara ganha sua veste cerimonial de Zor-El, seu pai.


6) A armadura é totalmente invulnerável?

Não e isso já foi mostrado em diversas histórias. Ela pode rasgar, trincar ou rachar sob certas circunstâncias, dependendo do nível de poder do adversário ou arma que a atingir.

Outra fraqueza nítida dela é a magia. Quando Cheetah atacou o Superman, ela conseguiu facilmente passar pela blindagem da roupa e mordê-lo no pescoço justamente por extrair seus poderes de fontes mágicas, não-naturais[13].


ACIMA: Superman sobrevive à uma explosão equivalente a uma bomba atômica ao lado da Mulher Maravilha em SUPERMAN/WONDER WOMAN #7. ABAIXO: Cheetah consegue penetrar na blindagem da armadura em JUSTICE LEAGUE #13.



Assim como tudo nos quadrinhos, a armadura kryptoniana do Superman pode ainda guardar vários segredos. Existem várias perguntas ainda sem respostas em torno dela. A quem pertenceu antes do Colecionador se apropriar dela? A sua inteligência artificial é puramente autônoma? Essas e outras respostas dependerão dos próximos argumentistas para serem respondidas. Ou não. Até lá, ela continuará gerando polêmicas entre seus defensores e seus acusadores, mas é fato que, para melhor ou pior, o novo visual já deixou sua marca na história do Superman assim como a roupa azul e branca da fase elétrica e o infame mullet de duas décadas atrás.




FONTES 

[1] Action Comics #5, DC Comics, p. 3, 
[2] Ask Matt. Superman Homepage. Disponível em <http://www.supermanhomepage.com/inter-action/inter-action.php?topic=ask-editor/ask-matt-0212> Acesso em 12 abril 2014. 
[3] Action Comics #5, DC Comics, p. 3, mar. 2012. 
[4] [5] [7] [8] WALLACE, Daniel, Superman: The New 52. Superman: The Ultimate Guide to the Man of Steel, Grã-Bretanha: Dorling Kindersley Limited, 2013. p. 16-17. 
[6] Action Comics #10, DC Comics, p. 1, ago. 2012. 
[9] Superman #11, DC Comics, p. 31, set. 2012. 
[10] Action Comics Annual #2, DC Comics, p. 37, dez. 2013. 
[11] Ask Matt. Superman Homepage. Disponível em <http://www.supermanhomepage.com/inter-action/inter-action.php?topic=ask-editor/ask-matt-0912> Acesso em 12 abril 2014.
[12] Supergirl #0, DC Comics, p. 17, nov. 2013. 
[13] Justice League #13, DC Comics, p. 31, dez. 2012

4 comentários:

  1. Wow!! So depois de muitos pares de sapatos, ele aderiu as botas!?
    Desde "nina", prefiro as botas que os sapatos, sao mais resistentes, quentinhas e confortaveis :D~
    #UseBotas #Girls`Boots #Man´sBoots #RedBootsandCape #Supergirls #Supermans

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Garota de Botas, mas só porque as botas fazem parte da armadura. Ele encontrou todo o "conjunto" ao mesmo tempo.

      Excluir
  2. Cara, gostei muito da postagem! Bem detalhista, não deixando nada passar. Só faltou falar que o motivo principal do Superman usar uma roupa indestrutível é: ele não ficar PELADO! Sim, pois era muito constrangedor ele passar por diversas situações, como mergulhar no Sol e continuar com a roupa intacta. Até inventaram aquele negócio de que a aura dele protegia a roupa, mas vamos combinar né, é bem mais simples dizer que o material é indestrutível por ser kryptoniano como ele, como era no começo :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathan, obrigado! Precisamos lembrar que a explicação envolvendo a "aura bioelétrica" foi desenvolvida nos anos 80 após o primeiro reboot para responder à pergunta de como as roupas do Superman - excluíndo-se a capa - eram "um pouco mais resistentes" mesmo sendo de tecido comum. Assim, ficava explicado como elas não eram perfuradas por balas normais, por exemplo. Na nova cronologia, ainda não há informação alguma sobre uma "aura" envolvendo seu corpo.

      Concordo com você: é bem mais simples dizer que o material é kryptoniano e pronto, até por ser um resgate de elementos clássicos da mitologia do Superman como mostrado acima.

      Excluir