terça-feira, 9 de setembro de 2014

Desde junho, a internet foi tomada de assalto por uma intrigante notícia publicada pelo jornalista Rich Johnston, um dos mais conceituados no meio de entretenimento: a DC Comics estaria preparando um evento para o próximo ano envolvendo personagens da continuidade atual, os Novos 52, e da prévia lançada em 1985. Mais intrigante ainda é quando ele seria lançado: por volta de abril de 2015, a data que marca os 30 anos de Crise nas Infinitas Terras, a maxi-série responsável por começar a grande onda de reboots no universo editoral da DC. Será?

Superman e Supergirl, homenagem à famosa capa de Crisis on Infinite Earths #7 por WhiteLemon.

Antes, é preciso dizer que Rich Johnston é um nome de confiança e possui fontes sempre muito boas, sendo conhecido por vários furos envolvendo a indústria de quadrinhos. Quando ele diz o seu "I am told..." ("me disseram"), pode desconfiar que existe um fundo de verdade na notícia. Não apenas isso, mas no decorrer de 9 dias, entre 9 e 18 de junho, ele colocou no ar nada menos de 4 notas contendo furos de reportagem sobre o novo arco da DC em seu site, o Bleedingcool, então pode-se dar como praticamente certa sua existência. Ainda sem nome fixo, ele foi carinhosamente chamado de "Projeto Band Aid" pelo jornalista.

Baseado na primeira nota publicada em 9 de junho no BleedingCool, o evento terá presença criativa de Dan DiDio, assim como o ex-Marvel Tom DeFalco e Marie Javins, todos como capitaneando o projeto, enquanto os nomes de Jimmy Palmiotti, Justin Grey, Scott Lobdell e Fabian Nicieza foram citados como autores. Rapidamente, fóruns e redes sociais foram tomados de assalto com a falsa premissa, ou melhor, dedução de que a editora estaria "desfazendo" seu reboot de 2011, mas não é bem assim.

Em sua segunda nota, Johnston apontou contornos gerais do "Projeto Band Aid": basicamente, ele se trata de algo como o feito pela Marvel nos anos 80 com Guerras Secretas (vários heróis e alguns possíveis vilões se encontrando em algum ponto para lutarem entre si e contra uma ameaça comum) e mais recentemente pela própria DC nos games INJUSTICE e INFINITE CRISIS, ou seja, a premissa na verdade é o encontro dos heróis com outras versões deles de várias realidades alternativas envolvendo um tipo de combate entre si, assim como nos nas histórias dos games citados acima.

Superman e suas muitas versões estão disponíveis em Infinite Crisis, da Turbine/Warner.

Não apenas isso, mas o "Projeto Band Aid" será um mega-evento devidamente espalhado em diversas revistas: trata-se de um arco dividido em 22 partes mais um título semanal durante 2 meses, totalizando 48 revistas e com lançamento programado para abril de 2015. Nesta mesma nota, o jornalista divulgou a declaração anônima de um dos autores envolvidos dizendo que a trama é "uma carta de amor aos fãs da DC". Uma declaração sem dúvida ousada.

Embora a terceira reportagem não trouxesse nada de novo, na quarta o jornalista alegou ter estado em contato com outro dos criadores (não citado) e informou que o projeto de fato ainda não tem nome oficial e está sofrendo mudanças conforme vai sendo desenvolvido além de confirmar a similaridade de premissa com Guerra Secreta, citando também outro evento da Marvel, Contest of Champions

Desde ponto em diante, a mídia especializada em quadrinhos e entretenimento já estava tomada de matérias e especulações em torno do Universo DC em abril de 2015.

O ELEFANTE NA SALA

Basicamente então temos um grande evento sendo desenvolvido para o próximo ano envolvendo várias realidades paralelas do Universo DC,  possivelmente incluindo personagens da continuidade anterior em um grande conflito cósmico. Soa familiar? Deveria. Mais sobre isto abaixo.

É curioso notar como muitos leitores estão simplesmente abraçando a ideia de que a DC irá "desfazer" o último reboot de 2011, os Novos 52, baseado nos 4 artigos publicados, esquecendo alguns pontos a serem considerados antes de se clamar o fim do atual universo e a uma suposta "reversão" por parte da DC para a cronologia anterior. Até mesmo sites como o Newsarama, uma outra grande fonte confiável na mídia de entretenimento, tem postado continuamente matérias explorando e incentivando a ideia de uma nova crise/reboot. Vamos aos fatos:

1) CRISE NAS INFINITAS TERRAS
Crisis on Infinite Earths #7 (1985)

2015 marca 30 anos de publicação da maxi-série que começou toda a onda de reboots pelo qual a DC acabou se tornando famosa, Crise nas Infinitas Terras escrita originalmente por Marv Wolfman e ilustrada pelo genial George Pérez. Críticas a parte, Crise foi e é um marco dos quadrinhos americanos de super-heróis, inclusive dividindo a história da sua editora e de seus personagens em pré e pós-Crise. Ela faz aniversário justamente na época do lançamento do "Projeto Band Aid", batendo aliás com o fim das atuais minisséries FUTURE'S END (passado na Terra-0) e WORLD'S END (desenvolvido na Terra-2). Já vinha circulando a notícia de que um provável confronto entre as duas Terras iria abalar o Multiverso DC e também já se falava que a DC estaria preparando algo grande envolvendo as realidades Prime ("0") e 2 para o ano de 2015. Basta somar 1+1: há sem dúvida "algo" no horizonte.


2) "CRISE" NÃO QUER DIZER REBOOT

Hora alguma se falou em "reboot", mas "evento", "projeto" e "confronto". Todas as notas de todas as fontes de Johnston até o momento mencionam um confronto entre personagens e suas várias versões, prestando uma grande homenagem à continuidade do Universo DC. Nenhuma palavra foi dita por elas sobre rebootar o Universo DC atual. Nem uma leve menção sobre esta possibilidade. Além disso, nem toda "crise" na história da editora teve haver com reboots como por exemplo Crise de Identidade e as histórias encadernadas com o nome de Crise nas Múltiplas Terras. Pode haver uma crise sendo desenvolvida para os próximos meses, mas ela não necessariamente envolveria desfazer a cronologia dos Novos 52, aliás...

3) A DC NUNCA VOLTOU ATRÁS

Os Novos 52 não foi o primeiro reboot da DC. Ela já havia feito um em 1961 quando criou a Terra-2 e estipulou que todas as aventuras passadas na Era de Ouro haviam se ocorrido na verdade lá, depois foi a vez de Crise nas Infinitas Terras (1985), Zero Hora (1994), Crise Infinita (2005/6) e Ponto de Ignição (2011), todas responsáveis por rebootar uma parte ou todo seu universo editorial, mas ela sempre moveu-se para frente, nunca retrocedendo ou desfazendo seus resets criativos, como a Marvel fez com Heroes Reborn (Heróis Renascem, no Brasil) no final dos anos 90. Se há algum reboot em mente - seja leve ou mais invasivo -, ele não irá "voltar" com o universo anterior, mas, assim como Zero Hora, tentar "explicar" inconsistências deixadas pelo reset de 2011. E falando nela...

4) A DC JÁ FEZ ISSO ANTES

Superboy #8 (1994) marcou o encontro da versão
pré-Crise nas Infinitas Terras com a moderna.
Fiquei surpreso ao ver, quando todas essas notas e artigos começaram a circular, que mesmo leitores antigos não lembravam que a editora já fez algo assim antes . Em 1994, a DC publicou Zero Hora, colocando muitos heróis pós-Crise em contato direto com suas versões pré-Crise. Na época, fãs e leitores insatisfeitos com o reboot de 1985 cogitaram a possibilidade da série restaurar o universo DC aos padrões anteriores a Crise, mas isso não aconteceu. Nem de perto. E não se pode esquecer: Zero Hora foi lançada praticamente em comemoração aos 10 anos de Crise nas Infinitas Terras. Hm...


5) LEI DO MERCADO

A mola mestra do entretenimento chama-se "dinheiro". A única razão para algo parar de ser produzido ou, no caso dos quadrinhos, descontinuado e revertido, é o número de vendas e os Novos 52 são um sucesso editorial mesmo agora 3 anos depois. Isto não é uma questão de opinião, são dados factuais levantados pela Warner, dona da DC Comics em pesquisas de mercado. A editora não apenas tem uma margem de vendas maior atualmente, mas possui títulos mais diversos (western, terror, fantasia) e um universo mais enxuto, ainda que o conteúdo dele esteja aberto ao gosto pessoal de alguns leitores. Sim, existe uma parcela de fãs insatisfeita com o reboot de 2011, mas havia talvez uma muito maior em 1985 e nem por isso ela reverteu sua decisão com os anos. Além do mais, deixe-me repetir: eles estão vendendo e bem.


6) HERÓI CONTRA HERÓI

Nos últimos anos, tem se tornado extremamente popular a idéia de mostrar heróis lutando contra heróis dentro de fora dos quadrinhos. Desde o mega-evento Guerra Civil da Marvel nos anos 2000 até os já citados games Injustice e Infinite Crisis, parece existir um padrão dentro das editores e dos produtos licenciados em torno desta premissa. Aparentemente, a DC parece decidida a explorá-la de forma mais concreta nesta série com o objetivo de homenagear versões anteriores e imaginárias de seus personagens.


No mundo dos quadrinhos, dentro e fora das páginas, nunca podemos ter certeza de nada e tudo sempre se encontra em mutação. A estagnação leva apenas ao esquecimento, como aconteceu com personagens como Tarzan e Fantasma, extremamente populares até os anos 80, mas hoje leitura de nichos nostálgicos compostos por dedicados leitores. Pode ser que um novo reboot esteja vindo, claro, mas se for verdade ele trará algo novo, não a reciclagem de elementos que, financeira e criativamente, já não eram interessantes para a DC em 2011 quando o novo Universo dos Novos 52 foi lançado. Então agora só nos resta aguardar. 

Enquanto isso, cada vez mais os sites especializados abrem espaço para conjecturas do que virá em 2015 e qual seu impacto no Universo DC. Segundo Johnston, mais notícias chegarão durante as comicons nos próximos meses. Prepare seu bolso e, quem sabe, o coração.

2 comentários:

  1. as versões pré-crisis vão volta? superman e etc..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as versões pré-Crise também irão aparecer, como as de Zero Hora, Ponto de Ignição etc. Será um evento mapeando todas as versões do Universo DC.

      Excluir