segunda-feira, 12 de maio de 2014

A partir de julho, a DC terá um novo Superman. Mas quem é ele?


ATENÇÃO: o artigo abaixo trata de eventos ainda inéditos no Brasil. Prossiga por sua conta e risco.

Ele pode voar, é virtualmente invulnerável, mais rápido que uma bola e capaz de pular imensos arranha-céus com um único salto. Escapando do condenado planeta Krypton no começo da adolescência, ele foi encontrado pelo cientista e mente criminosa em tempo integral Terry Sloan. Criado secretamente numa instalação abaixo do Asilo Arkham, ele é o Superman e seu nome é... Val-Zod.

A partir de julho, a Terra-2 ganha um novo Homem de Aço em preparação para os eventos da saga WORLD'S END que promete se espalhar até o "nosso" universo e o novo Superman da DC chega para tentar impedir a destruição de seu mundo adotivo. Ele vem também envolto tanto em uma série de mudança, quanto de mistérios.


MUNDOS DIFERENTES

O conceito da Terra-2 é antigo no Universo DC e já teve 3 versões: a clássica (1961-1986), a do "novo" Universo DC (2006-2011) e a atual dos NOVOS 52 (2011-presente).

Em todas as versões acima, a Terra-2 sempre se destacou por ter contrapartes mais velhas dos heróis da "nossa" Terra, antigamente chamada de Terra-1 e atualmente, Terra-0, além de outras diferenças sutis em suas Histórias e até geografias políticas.

A Terra-2 da fase atual possuía apenas 8 heróis fantasiados ou maravilhas como eram conhecidos pela população do planeta: Superman e sua prima Supergirl, Batman, Mulher-Gato e Robin, Mulher-Maravilha, Terry Sloan, um gênio científico tornado aventureiro conhecido como Mr. 8, e um oitavo personagem ainda mantido em segredo.

Assim como nas versões anteriores, alguns destes heróis eram mais velhos que suas metades da "nossa" Terra: Superman e Lois eram casados, mas não tinham filhos. Os Kent eram vivos. Batman havia se casado com a Mulher-Gato e tinham uma filha: Helena Wayne, a Robin. Há alguns anos, o foguete de Kara, prima do Superman, havia caído no planeta e ele e Lois a criavam em segredo como filha, enquanto Clark a treinava para um dia ser a heróina Supergirl.

Tudo isto mudou com a invasão de Darkseid e suas forças. Sem uma Liga da Justiça para impedi-lo, os inimigos tomaram boa parte do planeta, matando Lois Lane no processo. A batalha entre as forças da Terra e os invadores demorou muito tempo, sempre com os lados avançando e recuando.

Ao custo da vida de Superman, Batman e Mulher-Maravilha, a invasão foi revertida algum tempo depois, mas Supergirl e Robin foram lançadas para outra dimensão (a "nossa" Terra) durante a última batalha, deixando a Terra-2 sem suas "maravilhas"[1]. O confronto gerou também outra vítima: Terry Sloan se mostrou na verdade um vilão e passou a ser um fugitivo desde então[2].

Cinco anos depois, outra ameaça fez as "maravilhas" começarem a ressurgir numa Terra sem heróis: o Flash Jay Garrick, o Lanterna Verde Alan Scott, a Moça-Gavião Kendra Sunders e o Átomo Al Pratt. Presas na Terra-0, Supergirl e Robin assumiram respectivamente as identidades de Poderosa e Caçadora e desde então buscam uma voltar de voltar para sua dimensão de origem.

Derrotado na Terra-2, Darkseid voltou-se contra a Terra-0, mas aqui suas forças foram repelidas de forma ainda mais eficaz no decorrer de algumas horas pelo fato do planeta ter vários heróis super-poderosos além de Superman, Batman e Mulher-Maravilha: Aquaman, Flash, Lanterna Verde e Cyborg. Apesar de mais  jovens, os heróis desta dimensão foram bem mais sucedidos em sua oposição aos invasores e acabaram formando a Liga da Justiça[3] quando a ameaça foi vencida.

Mas Darkseid nunca esquece...


O MUNDO HOJE
Superman como Brutaal
Agora, Darkseid está voltando para a Terra-2 e as notícias não poderiam ser piores. Ou poderiam? Descobriu-se que o Superman original foi na verdade capturado e passou todos esses 5 anos sendo torturado e reprogramado pelo tirano para se tornar sua arma mais letal: BRUTAAL[4]. Lois também sobreviveu ao ataque e foi convertida na heroína robótica Tornado Vermelha[5]. Foi quando também se soube que Terry Sloan havia encontrado outro kryptoniano e mantido-o em segredo em uma instalação abaixo do Asilo Arkham.

Assim como o Superman de "nosso" mundo, este rapaz, chamado Val-Zod, está na metade dos 20 anos, mas tem pele negra e olhos azuis, uma configuração pouco comum na Terra. Ainda há outra diferença: ele sofre de agorafobia, medo de lugares abertos. Sabe-se também que era filho de cientistas kryptonianos pacifistas, tendo escapado da destruição de Krypton no começo da adolescência.


Com o mundo na eminência de outra guerra contra Darkseid e talvez de uma ameaça ainda maior, Val-Zod se tornará uma das últimas esperanças da Terra-2 nos próximos meses, assumindo o uniforme e título de Superman em Earth-2 #25, mas com algumas mudanças notáveis: o padrão de cor de seu uniforme é azul, vermelho e branco, além de não possuir as tradicionais botas. O seu "S" também foi claramente inspirado na versão do filme O HOMEM DE AÇO, que por sua vez foi baseada na versão clássica do Superman da Terra-2, então um ciclo se fecha. Além disso, certos elementos como o "cinto" e os punhos parecem ter também sido claramente baseados na versão de Zack Snyder.


MAS... ZOD?

Sim, Zod. É interessante notar, mas nunca houve um "Zod" na Terra-2 pré-Crise nas Infinitas Terras (1961-1986), assim como também no "novo" Universo DC (2006-2011). Portanto, a fase atual dos NOVOS 52 (2011-presente) é a primeira a mostrar um membro desta família nesta realidade paralela.

É importante lembrar que os acontecimentos não ocorrem de maneira similar nas duas dimensões, apesar de alguns compartilhares pontos de partida em comum. Tanto na Terra-0 quanto na Terra-2, a família Zod era de cientistas, mas na primeira ela gerou um general sociopata, Dru-Zod, enquanto na segunda, um rapaz calmo, com medo de lugares abertos e bem intencionado chamado Val-Zod. Dru-Zod sobreviveu à explosão de seu planeta por estar preso na Zona Fantasma enquanto pagava seus crimes contra a sociedade kryptoniana, já Val-Zod escapou graças ao amor de seus pais.

Grande parte da história deste kryptoniano ainda não foi mostrada e muitas surpresas ainda podem ser reveladas. Sabe-se que ele tomará parte garantida no evento World's End ao lado de Kara, a prima do Superman original, aparentemente restaurada de volta à Terra-2 junto com a Caçadora.

OS heróis da Terra-2 em WORLD'S END. Val-Zod abraça Kara (Poderosa) ao fundo.

Val-Zod também não é o primeiro Superman negro da história da DC. A dinastia começou com John Henry Irons após A MORTE DO SUPERMAN. Inicialmente chamado de Homem de Aço, ele foi considerado um dos possíveis candidatos a ser Kal-El trazido de volta dos mortos ao lado de Superboy, d'O Último Filho de Krypton e do Superman Ciborge. Entre os 4, ele era o que mais se assemelhava ao kryptoniano em termos de moral e ética. Com a volta do Superman verdadeiro, o herói assumiu o nome de Aço e se tornou parte do Esquadrão Superman ao lado do Superboy e da Supergirl, tendo inclusive integrado a Liga da Justiça da América por algum tempo. Já na fase dos Novos 52, fomos apresentados a Calvin Ellis, o "Superman Presidente" da Terra-23 baseado em Barack Obama e cuja volta se dará em breve pelas mãos de seu criador Grant Morrisson na série Multiversity.

Seja bem-vindo então, Superman. Que boas histórias o sigam.

Capa de EARTH-2 #25: Val-Zod paramentado como o novo Superman da Terra-2.

FONTES

[1] Earth-2 #1
[2], [5] Earth-2 #0
[3] Justice League #1-6
[5] Earth-2 #17


3 comentários:

  1. Um superman negro! Que massa!!!
    Adorei 😍😍😍

    ResponderExcluir
  2. quelixo ele negro ninguem vai ver tomara que tome um prejuizo pra larga de serem otarios

    ResponderExcluir
  3. Mano, tenha um pouco mais de fé, mais lixo do que a DC fez até agora impossível, a DC tem um vasto universo, e sair do formato original, talvez seja a solução, e também um super man na DC já e velho, a galera que e modinha e não conhece nada de DC.

    ResponderExcluir