terça-feira, 26 de abril de 2016

Quantos Supermen são publicados pela DC atualmente?

Desde os anos 60, a editora tem apresentado diversas versões de seus personagens residindo em múltiplos universos paralelos, o multiverso, incluindo, claro, vários Supermen através deles.

Enquanto a antiga Terra-1 era habitada pelos personagens, digamos, oficiais, as demais exploravam variações em suas histórias pessoais, dando origem a versões bem diferentes deles. Assim, na Terra-2, por exemplo, o tempo havia passado de forma diferente e os super-heróis como Superman, Batman e Mulher-Maravilha apareceram no período pré-Segunda Guerra Mundial (tal como de fato acontecera no mundo real) e envelheceram progressivamente dali, alguns casando e tendo filhos, Eles eram, portanto, bem mais velhos que suas contrapartes da supracitada Terra-1.

Na metade dos anos 90, Crise nas Infinitas Terra pôs fim ao multiverso, unificando-o em um só assim como a história das várias Terras paralelas. Não durou muito e a DC, paulatinamente, começou a trazer de novo versões de seus personagens em contextos diferentes, primeiro na série Elseworlds (Túnel do Tempo, no Brasil), depois com o conceito de hipertempo no fim dos anos 90 e, por fim, todo o multiverso estava de volta com Crise Infinita em 2005 sendo agora composto por 52 dimensões paralelas.




A partir deste ponto, a DC resolveu abraçar a ideia de que muito do charme de seu universo editorial era, de fato, possuir várias versões de seus personagens espalhadas por diversas dimensões e que elas podiam, ocasionalmente, até se encontrar. Não apenas isso, a parte de 2011 com o reboot dos Novos 52, ela voltou a fazer algo descontinuado desde Crise nas Infinitas Terras: publicar títulos com estes heróis e vilões. Além disso, o evento Convergência também reescreveu a história de Crise e agora temos de volta um multiverso de inúmeras realidades paralelas.

Assim, o Superman hoje, além de sua versão oficial agora residindo na chamada Terra-0, tem também outras versões espalhadas tanto pelo futuro quanto por outros mundos publicadas pela DC e são estes personagens que conheceremos agora.

TERRA-0

A Terra-0 ou Terra Primordial (Prime Earth, não confundir com a antiga Earth Prime) é a "oficial", onde ficticicamente se passam as aventuras dos heróis que todo mundo conhece. O princípio é que esta Terra e o universo onde ela se situa foram o padrão a partir do qual os demais foram criados, a pedra fundamental sobre qual todo multiverso foi erguido. Assim, as demais dimensões paralelas seriam como variações sobre o mesmo tema.

O Superman aqui é Kal-El e sua história é conhecida em seu mundo adotivo. Nascido no planeta Krypton, ele é filho do cientista Jor-El e Lara Lor-Van. Seu pai descobriu que o orbe estava condenado e tentou avisar as autoridades, o conselho kryptoniano, mas não foi ouvido. O casal então enviou o bebê no foguete para a Terra, salvando-o do cataclismo. Aqui chegando, ele foi encontrado e criado pelo casal de fazendeiros Jonanthan e Martha Kent, recebendo o nome de Clark. Ele cresceu na pequena cidade de Smallville e teve por primeira namorada a ruiva Lana Lang. Ao lado de seus pais adotivos, Lana era a única a conhecer os poderes de Clark.

Os Kents morreram num trágico acidente de carro na noite de formatura do rapaz no colegial, que depois disso se mudou para Metrópolis onde começou suas carreiras: a jornalística (trabalhando primeiro para o Estrela Diária sob a supervisão de George Tylor, antigo amigo de seu pai terrestre) e a heroica, usando uma camiseta com o brasão de sua família kryptoniana, a capa com a qual viera envolto ainda bebê para a Terra em seu foguete, calças jeans e coturnos, sendo apelidado pela imprensa de "Superman".

Neste período, ele atuava quase como um vigilante, resolvendo crimes urbanos e até domésticos. Isto ocorreu 5 anos atrás dentro do tempo dos quadrinhos.


Kal-El em seu primeiro visual.

O aparecimento do Superman foi um divisor de águas na história da Terra-0: com ele, outros super-humanos começaram a se revelar ao mundo, tanto a favor quanto contra a lei, incluindo o Batman: já em atividade há algum tempo, o Homem-Morcego até então mantinha sua presença como um tipo de lenda urbana de Gotham enquanto colecionava Robins.

Algum tempo depois de sua aparição, Kal-El se confrontou com o Colecionador de Mundos atingindo o pico de seus poderes durante o embate e adquiriu uma armadura cerimonial kryptoniana (saiba mais sobre ela aqui). Deste ponto, ele passou de um herói local de Metrópolis com tons de vigilante para um protetor do mundo, sendo amado pela maioria dos humanos como seu maior campeão.

Kal-El em sua armadura cerimonial kryptoniana.


Darkseid, uma espécie de tirano extradimensional, tentou invadir a Terra em algum ponto após estes eventos e o fato levou Kal-El a conhecer outros heróis além do Batman, com quem já tivera algum contato anterior, e a se unir a eles para impedir a dominação de seu planeta adotivo. A Liga da Justiça acabou sendo formada desta forma, composta por Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Aquaman, Cyborg, Flash e Lanterna Verde. Com esta linha de defesa, nem o aparecimento de Darkseid em pessoa no campo de batalha pode reverter a derrota e capitulação de suas forças.

Nos tempos mais recentes, entre outras aventuras, Kal se reencontrou com sua prima Kara Zor-El, quem descobriu também ter sobrevivido à destruição de Krypton, resgatou da Zona Fantasma seu cão Krypto, preso lá desde quando tentou salvar Jor-El e Lara dos vilões ali aprisionados durante os momentos finais do planeta, visitou o passado de seu mundo natal ao ladro da prima e do Superboy, começou um romance bem estável com sua colega de equipe, a Mulher-Maravilha, ao lado de quem enfrentou o general Zod e sua amante Faora, ambos fugitivos da Zona Fantasma, além de ter descoberto um novo super-poder, o super flare (ou super-clarão, saiba mais aqui). A descoberta desta nova habilidade levou à destruição de sua armadura kryptoniana, mas não da capa, fazendo o herói usar um novo uniforme.


Kal em seu novo uniforme.

As aventuras deste Superman podem ser acompanhadas mensalmente em Action Comics, Superman, Superman & Wonder Woman (todos os 3 editados no Brasil no título Superman pela Panini), Batman & Superman (publicado aqui em Universo DC), além de participar da minissérie Fim dos Tempos e várias aparições e participações em histórias pela editora.

> SUPERMAN: LOIS & CLARK

Convergência trouxe algumas mudanças para o multiverso DC e sua história. Para começar, ela remodelou Crise nas Infinitas Terras quando o Brainiac da atual Terra-0 enviou para aquele evento alguns heróis de várias linhas temporais diferentes como Hal Jordan transformado em Parallax e o Superman pós-Crise junto a Lois e ao filho deles nascido durante o ano em que o casal ficou preso no mundo de Telos onde ele perdeu os poderes durante este período, passando a viver como um humano normal, fato que permitou a ambos gerarem uma criança biológica, algo impossibilitado em circunstâncias normais pela diferença da biologia, naquela linha temporal original, entre kryptonianos e terráqueos.
 

Este Superman também nasceu em Krypton e se chamava originalmente Kal-El. Seu pai, Jor-El, tentou avisar o conselho sobre a destruição do planeta, mas não teve sucesso e, como último recurso, enviou seu filho à Terra, onde foi encontrado pelo casal de fazendeiros Jonanthan e Martha Kent, de quem recebeu o nome de Clark.
 


 

Durante a infância, ele atuou em segredo como Superboy, inclusive se juntando à Legião dos Super-Heróis no século XXX. Já aldulto, assumiu publicamente a identidade de Superman ao se mudar para Metrópolis onde conheceu Lois Lane, Jimmy Olsen e Perry White, seus colegas no jornal Planeta Diário, onde trabalhou como jornalista.

Os anos de convivência aproximaram Clark e Lois e a amizade se transformou em amor. Ele revelou a ela sua identidade secreta e ambos passaram por várias dificuldades, incluindo a morte do herói nas mãos do monstro Apocalypse e seu eventual retorno.

Esta versão vê a si mesmo como um humano, Clark Kent, e não um alienígena, fato aprofundado por suas ligações estreitas com os terráqueos pela sua mãe criação, Martha, e sua esposa, Lois.

Quando decidiu fazer parte da equipe de heróis de várias linhas temporais diferentes enviadas de volta ao tempo para mudar a Crise, Clark enfrentou a oposição de Lois que insistiu ir com ele e o bebê do casal a qualquer custo, ao que ele acabou cedendo. Não apenas isso, conforme o Homem de Aço explica (a série ainda é inédita no Brasil), ele, a Supergirl e o Flash pré-Crise ao lado de Hal Jordan (Parallax) conseguem derrotar o Antimonitor sozinhos(!) impedindo assim que Crise tivesse efeito e restaurando o Multiverso.

Ele, Lois e Jon sobreviveram a este evento e o trio foi trazido de volta à Terra-0, onde viveram escondidos sob o sobrenome de White por quase uma década enquanto Jon crescia e desenvolvia seus poderes. Recentemente, Clark passou a usar uma variação de seu uniforme negro e branco com o qual voltou à vida além de barba.


 

Até este ponto, suas histórias podem ser conferidas na minissérie Superman: Lois & Clark de 8 números e ainda inédita no Brasil, mas grandes mudanças aguardam a (nova) família Kent nos próximos meses com este Superman tornando-se o Homem de Aço oficial da Terra-0. Saiba mais aqui.

> TERRA-0, 35 ANOS NO FUTURO

Num futuro possível, o Irmão-Olho dominou o planeta e enfrenta a resistência heroica de um certo número de justiceiros sobreviventes ao seu expurgo. Entre eles, estava o Batman Terry McGuiness que, auxiliado por seu mentor Bruce Wayne, voltou no tempo para tentar impedir a criação do vilão. Algo deu errado e, ao invés de vir para o presente, recuando 35 anos no passado, ele recusou apenas 30, chegando quando o curso dos eventos para desenvolvimento do Olho já estavam em curso.

Terry acabou falhando em sua missão, mas seu uniforme acabou passando para o Tim Drake de 5 anos no futuro, que acabou voltando ao ponto de onde o finado colega viera. Lá, ele se juntou aos demais heróis, muitos parecidos com versões da Terra-12 (ver abaixo). Estes eventos foram narrados na série Fim dos Tempos.

Em uma das ações do grupo, eles se deparam o corpo de um Superman aprisionado, embora bastante jovem para ser o verdadeiro. Ao libertarem o cativo, descobrem se tratar de Jonanthan Kent, filho do Superman pós-Crise (ver acima) e que fora mantido em hibernação, preservando assim sua idade, a qual ainda regula fisicamente com a de Tim, na faixa dos vinte e poucos.

Ambos se tornam amigos e um novo Superman do futuro se une à equipe e suas aventuras podem ser conferidas em Batman Beyond.

> JUSTICE LEAGUE 3000

Justice League 3000 se passa num possível futuro da Terra-0, num ponto ainda mais adiante do que o apresentado em Batman Beyond: o século XXX. Após o desmonte da lendária Legião dos Super-Heróis, o projeto Cadmus tenta recriar os cinco maiores heróis do passado. O grupo mantinha o DNA de Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde e Flash.

O projeto tinha várias falhas a começar pelo fato de não se tratar de clonagem e sim um tipo de incubação, onde humanos normais eram "infectados" com o DNA dos heróis, processo que destruía mental e fisicamente os hospedeiros, dando lugar ao corpo e mente das lendas da antiga Liga da Justiça. Assim, quem quer que tenham sido os 5 hospedeiros originais, eles morreram no processo de converter seus corpos e seus cérebros em réplicas imperfeitas dos antigos campeões. Ainda havia outro problema: os poderes e recordações que eles guardavam eram totalmente falhos e fragmentados.




Desta forma, o Superman resultado, além de arrogante e superconfiante, não possui o poder de vôo e a visão de calor. O grupo resolveu chamar a si de Liga da Justiça e vem tentando forjar sua própria lenda.

As aventuras deles podem ser vistas em Justice League 3000, depois relançada como Justice League 3001, ainda sem previsão de lançamento no Brasil de acordo com a Panini.

TERRA-1

A Terra-1 pós-2011 não tem qualquer relação com a antiga Terra-1. No novo multiverso DC, ela é um mundo parcamente povoado por heróis.


Nesta realidade, Krypton era o quarto planeta de um sistema solar com uma estrela vermelha, mas tinha um vizinho, Dheron. Ocupando o quinto lugar na posição dos mundos que orbitavam aquele sol, ele povoado por uma raça albina. 

Enquanto as condições de vida em Krypton eram satisfatórias, Dheron sofria com rigores, este fatores, porém, não impediram que ambas as raças de desenvolvessem relativamente no mesmo ritmo, alcançado a viagem estelar.

O problema era que, de 20 em 20 anos, as órbitas de Krypton e Dheron se aproximavam de tal forma que o contato entre ambos era permitido. Dheron viu nisso a oportinidade de se apropriar das muitas riquesas e recursos de seus vizinhos, enquanto os kryptonianos entravam em guerra por algumas poucas coisas que visavam no outro planeta. 

O ciclo se prolongou por tempos até Dheron ser visitado por uma entidade ainda desconhecida que deu a eles os recursos de destruir Krypton enviando máquinas até seu núcleo impedindo que o calor se dissipasse, fato que, em algum tempo, iria levar à sua explosão. A condição era a morte de todos os kryptonianos.

Dheron aceitou o acordo, mas enventualmente alguns poucos cientistas  acabaram notando as anomalias do núcleo. Diferente de outras versões do multiverso, eles avisaram as autoridades as quais acreditaram em seus dados, mas era tarde demais. Ainda assim, um dos cientistas conseguiu enviar seu filho para a Terra num foguete.

Aqui chegando, a criança foi encontrada e adotada pelo casal de fazendeiros Jonanthan e Martha Kent, recebendo o nome de Clark e crescendo na pequena cidade de Smallville.

Clark, porém, além de fantásticos poderes, tinha uma inteligência extraordinária. Tentando levar uma vida normal, ele se tornou um solitário e propositalmente se passava como aluno mediano para evitar qualquer tipo de atenção. Eventualmente, ele se mudou para Metrópolis e começou uma carreira jornalística.

Porém, Tyrell, um dheroniano, descobriu seu paradeiro e invadiu a terra com uma frota de naves, forçando Clark a revelar sua presença ao mundo que passou a conhecê-lo como Superman. 

Nos últimos tempos, ele precisou também lidar com a ameaça do Parasita, além das desconfianças sobre si de sua colega de trabalho, Lois Lane, quem andou investigando seu passado.

 
A DC optou em laçar as histórias da Terra-1 no formato de graphic novels. Os volumes I e II de Superman: Terra-1 já foram lançados no Brasil pela Panini e podem ser encontrado em livrarias e lojas especializadas.

TERRA-2

A Terra-2 tem uma história bastante rica no atual multiverso DC contando até com mais de um Superman (e três Batmen também).

Neste mundo, Jor-El descobriu que o sol vermelho de Krypton  estava se esgotando e igualmente tentou avisar o conselho kryptoniano num primeiro momento e depois a população, fracassando em ambas as tentativas.

Diferente de sua versão da Terra-0, este Jor tentou impedir o cataclismo de seu planeta enviando um dispositivo que iria restaurar o sol ao ponto dele se tornar novamente uma estrela amarela, mas a tentativa deu errado, resultando numa catástrofe pior ainda, acelerando o processo ao desestabilizar o próprio Krypton. Como último recurso, ele sua esposa Lara mandaram seu filho ainda bebê para Terra, onde foi encontrado pelo casal de fazendeiros Jonanthan e Martha Kent, recendo o nome de Clark.



Clark se mudou para Metrópolis onde se tornou jornalista do Planeta Diário e conheceu sua colega de trabalho Lois Lane por quem se apaixonou e com quem se casou depois. Este Kal-El era, portanto, mais velho que sua versão da Terra-0. Aqui os Kent não morreram na adolescência do rapaz e puderam ver ele se tornar um homem adulto e acompanhar sua carreira como Superman.

Clark interceptou a nave que trazia sua prima Kara para a Terra vinda de Krypton. Ele e Lois adotaram a garota como filha enquanto o Superman a treinava para usar seus poderes. Nesta época, ele já era grande amigo do Batman e da Mulher-Maravilha. Ao lado de Terry Sloan, os quatro eram os únicos heróis da Terra-2 há 5 anos atrás. Batman também havia se casado com a criminosa regenerada Selina Kyle, a Mulher-Gato, e eles tinham uma filha, Helena Wayne, a Robin, a quem ele igualmente a treinava para atuar junto a ele. Kara e Helena eram grandes amigas.

Antes de Darkseid atacar a Terra-0 como mencionado acima, ele na verdade investiu contra a Terra-2, ainda que não pessoalmente, mas de início enviando arautos para tentar minar e destruir os heróis, além de recrutar o Superman, algo como uma obsessão para ele. Num desses confrontos com os emissários de Apokolips, Lois Lane foi morta para o desespero de Superman e Kara.

O luto por ela não foi longo pois em seguida Darkseid envou suas tropas lideradas pelo Lobo da Estepe. Sem uma Liga da Justiça e com apenas 4 heróis para defende-la, a batalha não durou poucos dias, mas se estendeu por semanas e a Terra-2 mal pode conter a invasão extradimensional. Cidades foram arrasadas e derrota das forças terrestres era quase certa. Foi preciso o sacrifício de Superman, Batman e Mulher-Maravilha para impedir a dominação do planeta. No processo, Kara e Helena foram jogadas numa fenda dimensional vindo parar na Terra-0 onde adotaram os codinomes de Poderosa e Caçadora e tentaram por cinco anos voltar para casa. Sem se abalar por sua derrota aqui, Darkseid se sentiu confiante o suficiente para investir contra outra Terra, mesmo ela tendo um número de super-humanos desproporcionalmente maior (ver Terra-0 acima).

Durante os 5 anos seguintes, a Terra-2 mudou bastante. Os governos do mundo se uniram e formaram uma força de defesa global para lutar contra novos invasores ou uma nova investida de Darkseid. Novas "maravilhas", nome dado nesta dimensão aos super-heróis, também apareceram: o Lanterna Verde Allan Scott, a Hawkgirl Kendra Sunders, o Sandman Wesley Dodds, Fúria (filha da finada Mulher-Maravilha com ninguém menos que o Lobo da Estepe), o Flash Jay Garrick entre outros. Não apenas isso, mas a própria Lois Lane teve sua mente transportada para um corpo robótico superpoderosos ficando conhecida como Tornado Vermelho e se tornou uma heroína.



Para a surpresa de muitos, Kal-El não morreu durante a investida derradeira na qual Batman e Mulher-Maravilha perderam a vida:  ele foi capturado e passou os últimos anos sendo torturado por Darkseid. Em algum ponto deste período de meia década, o tirano conseguiu produzir um clone quase perfeito do herói apelidado de Brutaal o qual possuía, além de todos seus poderes à serviço do tirano, até algumas memórias fragmentadas de Superman com, por exemplo, os Kent[1].


Brutaal, o clone maligno do Superman da Terra-2.
Aqui cabe um parêntese: Brutaal era na verdade a versão do Bizarro da Terra-0, ainda que o personagem não tivesse sido reintroduzido nas histórias do Superman daquele mundo.

Enviado para a Terra, Brutaal começa um processo maciço de dizimação que nem os agora muitos heróis do planeta conseguiram deter. Além disso, ninguém sabia se tratar de um clone: todos pensavam ser o próprio Superman corrompido pelos anos escravizado por Darkseid. Era uma visão terrível para a população daquele planeta e seus defensores verem seu maior campeão transformado numa máquina assassina. A solução era encontrar outro kryptoniano para fazer frente a ele. Foi quando se soube que Terry Sloan, agora vivendo na linha entre herói e vilão, havia descoberto outro sobrevivente de Krypton e o escondera numa instalação abaixo do Asilo Arkham.

Este rapaz era Val-Zod, um amigo de infância de Kara, mas havia um problema aqui: diferente da Terra-0 onde os Zod eram parte da elite militar de Krypton, na Terra-2 eles eram pacifistas e Val era bem ligado a esta ideologia. O rapaz se opôs a aceitar se tornar o novo Superman do mundo para justamente ter de lutar contra o antigo (ou todos assim pensavam) e o derrotar. O problema foi resolvido com um pequeno choque de realidade e este Zod se tornou um dos principais heróis de sua Terra ao derrotar Brutaal, quando aliás ele descobriu se tratar de um clone[2]. Diferente do uniforme dos El, o de Val tem uma presença predominante do branco, apesar de manter o azul na camisa e calças e o vermelho, agora no escudo.


Val-Zod, o segundo Superman da Terra-2.
Kara e Helena também conseguiram voltar para sua dimensão original e Val pode se reunir a sua antiga colega. Mais uma vez, a Terra-2 pode ver um Superman voando pelos céus ao lado de uma Poderosa.

Mas a tranquilidade durou pouco: Darkseid começou outra invasão ainda pior à Terra-2. Durante o conflito, uma equipe formada por Val-Zod, Poderosa, Caçadora, Tornado Vermelho e o Batman (Thomas Wayne, pai de Bruce) encontraram o verdadeiro Kal-El e o libertaram apenas para vê-lo mais uma vez, e agora definitivamente, dar sua vida para salvar seus amigos e seu mundo adotivo.

Nem todos os esforços combinados dos heróis da Terra-2 pode prevenir, desta vez, o sucesso de Darkseid, que literalmente dizimou o planeta para alimentar Apokolips, revelado como um planeta consciente.

Uma parcela escarça da população conseguiu fugir em naves estelares, mas sem planeta para onde se dirigirem, estavam destinadas a morrer de fome no espaço. Enquanto isso, os principais heróis do planeta, Superman, Batman, Lanterna Verde, Flash ao lado de Yolanda Montez e Richard Grayson, foram enviados para uma espécie de torneio cósmico por uma entidade chamada Telos, outro mundo consciente e um antigo servo do Brainiac da Terra-0.

Val-Zod ao lado de Kara (Poderosa).


Ai fim do processo o qual levou os heróis a se unirem com versões suas de todo multiverso e até de linhas temporais já apagadas, Telos cedeu a si mesmo como um novo planeta para os habitantes da Terra-2, indo ocupar o lugar prévio dela.


As aventuras deste Superman podem ser conferidas em Earth 2 e Earth 2: Words End, ambas publicada em Multiverso DC no Brasil, além de Convergência #1 e #2.

TERRA-3

O universo onde a Terra-3 tem uma particularidade única: nele, o mal, e não o bem, é a ordem natural. Aqui, os heróis da Terra-0 tem versões vilanescas e os vilões tem contrapartes do lado da lei e do bem. Se nos demais universos o bem prevalece e é mais forte, aqui isto ocorre com o mal.

Durante a destruição de Krypton por um ser ainda desconhecido, Jor-Il e sua esposa Lara mataram diversos de seus compatriotas que tentavam se salvar nas naves de fuga para que apenas seu filho, o bebê Kal-Il, pudesse fugir do planeta e se tornar forte o bastante para vingar a casa dos Il.


Kal-Il, o Ultraman da Terra-3.

Assim como em Superman - O Filme (1978), Jor-Il colocou diversas mensagens e ensinamentos na nave do bebê e durante toda viagem ao seu mundo adotivo eles o ensinaram lições de crueldade e da sobrevivência do mais forte. Ao chegar em sua Terra, ele foi encontrado pelos Kent, um casal de fazendeiros totalmente disfuncional. A primeira coisa que Kal fez foi decepar a mão do homem com sua visão de calor. A segunda foi dizer ao casal que eles seriam os pais dele dali por diante, praticamente escravizando-os. Mesmo sendo praticamente um bebê, ele mostrava um intelecto bastante superior aos humanos normais.

Quando Kal-Il tinha 7 anos, os Kent tentaram fugir e ele os matou. Dali em diante, pavimentou sua carreira de vilania, tornando-se um dos maiores e mais temidos vilões da Terra-3, o Ultraman. Unindo-se a outros criminosos como o Coruja (o equivalente ao Batman), a Supermulher (a Lois Lane deste mundo ésuperpoderosa e tinha um laço mágico como a Mulher-Maravilha), o Fúria Nuclear, a Átomo, o Rede (uma versão totalmente cibernética e robótica do Cyborg), o Anel Energético e outros, eles fundaram o Sindicato do Crime dominaram o mundo.

Diferente do Superman da Terra-0 e de outras realidades, Kal-Il na verdade herda seus poderes da kryptonita e precisa consumir sua energia em bases regulares como uma droga para se manter sempre energizado. Além disso, os raios do sol amarelo comprometem seus poderes.

O reinado do Sindicato do Crime na Terra-3 terminou quando o Antimonitor chegou lá e os derrotou, destruindo aquele planeta. Sem saída, eles buscaram outro mundo para conquistar, vindo parar na Terra-0, a qual durante curto período de tempo chegaram a dominar após derrotarem suas contrapartes heroicas da Liga da Justiça. Durante a invasão, Kal-Il se certificou de posicionar a lua entre o sol e a Terra, gerando um eclipse permanente para ajudar a manter seus poderes sempre estáveis. Neste ponto de sua carreira, ele contava com os poderes do Fúria Nuclear para gerar kryptonita sintética com a qual ele se energizava regularmente.


Ultraman lidera o Sindicato do Crime na invasão à Terra-0.


Tal como em sua versão pós-1985, Ultraman mantinha um conflituoso triangulo amoroso com a Supermulher que também era amante do Coruja. Tudo se complicou quando ela engravidou do humano, ou ao menos ela disse assim.

Ultraman e o resto do Sindicato foram vencidos pela aliança entre Batman, um dos poucos sobreviventes da derrocada da Liga, a Lex Luthor e outros vilões do da Terra-0 como Mulher-Gato, Arraia Negra, Adão Negro, Capitão Frio, Exterminador e o Bizarro, além da intervenção dúbia de Alexandre Luthor, a metade "boa" de Luthor na Terra-3, um dos poucos heróis daquele planeta.

Alexandre havia matado e roubado os poderes de vários outros membros do Sindicato ao longo do tempo, inclusive do Capitão Marvel maligno daquela realidade, tornando-se o ser conhecido como Mazahs. Foi também revelado que ele era o terceiro(!) amante da Supermulher e o filho esperado por ela não era do Coruja, mas sim dele. 


Com a lua devolvida a sua órbita e sem kryptonita para se alimentar, Ultraman foi finalmente derrotado por Lex Luthor e hoje encontra-se preso e sem poderes. Nas palavras de Luthor, "o homem mais fraco do mundo".

Ultraman foi personagem de grande destaque na minissérie Vilania Eterna, já publicada no Brasil pela Panini e a qual relata os eventos acima descritos.

TERRA-12


A DC/Warner resolveu povoar este universo paralelo com as versões de seus personagens apresentadas originalmente nas séries animadas para a televisão desenvolvidas por Bruce Timm a partir do começo dos anos 90. Como resultado, o tempo presente da Terra-12 é o futuro onde a série Batman Beyond tomou lugar.

O Superman desta realidade é Kal-El e foi salvo da destruição de Krypton por seu pai, Jor-El, que o enviou ainda bebê para a Terra onde foi encontrado por Jonanthan e Martha Kent, recebendo o nome de Clark e sendo criado na cidade de Smallville.

Os poderes dele se manifestaram progressivamente durante a infância. Por volta do começo de sua vida adulta, Clark se mudou para a cidade de Metrópolis onde começou tanto sua carreira de repórter no Planeta Diário quanto a de super-herói como Superman. Lá ele conheceu Lois Lane, Perry White e Jimmy Olsen, além da inimizade de Lex Luthor.

Eventualmente, o Superman se uniu ao Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde (John Stewart) e Hawkgirl para fundar a Liga da Justiça, grupo que depois teve seu número consideravelmente expandido por outros membros.

Os anos passaram, Clark e Lois eventualmente se casaram enquanto o mundo também mudava em volta deles, tornando-se um lugar de alta tecnologia a ponto do Superman se tornar cada vez menos necessário. Envelhecendo em um ritmo menos acelerado que os humanos normais, como aliás parece ser comum em todas as versões do Homens de Aço espalhadas pelo multiverso, este Clark viu sua Lois morrer assim como todos seus amigos de seu círculo de amizades humano, enquanto seus amigos heróis igualmente envelheciam e eram substituídos por seus filhos ou outros indivíduos.

Neste ponto, o Superman mudou de uniforme, abandonando as cores patrióticas e a capa enquanto substituia as por uma variação preta e branca das roupas kryptonianas usadas por seu pai Jor-El e esta não foi a única mudança: pondo de lado a identidade de Clark Kent, ele se tornou Kal Kent, membro do corpo de bombeiros de Metrópolis.



 

Hoje um herói mais solitário e num mundo que precisa cada vez menos de sua presença, este Superman do futuro busca ainda lutar a batalha sem fim enquanto tenta se manter relevante para a Terra, buscando também atuar em outros mundos alienígenas onde seus poderes, e não apenas seus ideias, ainda podem fazer diferença.

As primeiras aventuras deste Superman bem como participação à frente da Liga da Justiça podem ser conferidas nas séries The Adventures of Superman, Justice League e Justice League Unlimited. Já a fase futura (na verdade, a presente), onde ele adota a identidade de Kal Kent, fez sua estreia num episódio da animação Batman Beyond e, de 2012 a 2013, ele estrelou a série de quadrinhos Superman Beyond e posteriormente Justice League Beyond, ambas inéditas no Brasil. Superman Beyond foi inicialmente lançada como quadrinhos virtuais vendidos pelo site Comixology e depois impressa em encadernados.


TERRA-23
 

A particularidade da Terra-23 é a mudança de etnia de personagens da Terra-0. Os caucasianos são negros, por exemplo. Nesta realidade paralela, Jor-L e Lara nasceram na ilha de Vathlo, conhecida desde a versão clássica do Superman (1938-1985) como o continente negro de Krypton. O restante da história segue quase o padrão das demais variantes vistas pelo multiverso DC: Jor descobre que Krypton está condenado e manda seu filho, Kal-L, para a Terra, mas aqui chegando ele é encontrado nos EUA pelos Ellis, recebendo o nome de Calvin. 





A carreira heroica de Calvin o levou não apenas a se tornar o maior herói de seu planeta adotivo, mas também a ocupar a cadeira de presidente dos Estados Unidos daquela Terra. Dividindo sua vida entre duas das ocupações mais poderosas do mundo, Calvin Ellis prova que é verdadeiramente um Superman.

O personagem foi criado por Grant Morrisson em 2011/2 junto com o projeto de reformular a origem do Superman para os Novos52 após o reboot de Ponto de Ignição e foi claramente inspirado em Barak Obama, o atual presidente dos Estados Unidos. É também interessante notar como o nome terrestre do herói tem escondido seu nome kryptoniano: "Cal"vin "El"lis.


As aventuras de Calvin Ellis podem ser conferidas atualmente no Brasil em Multiversity, publicada pela Panini no mix revista Multiverso DC.


 
 
Agora vamos nos distanciar dos 53 universos oficiais da DC e explorar outras versões do Superman publicadas pela editora nos últimos anos que não tem nenhum lugar no multiverso, mas são produtos fechados em si, derivados de games ou de interpretações próprias do Homem de Aço.

SMALLVILLE SEASON 11

Uma das séries americanas de TV de maior sucesso dos anos 2000, tendo durado 10 temporadas (uma por ano), Smallville foi responsável por trazer o Superman a toda uma nova geração de fãs ao apresentar, incialmente, seus anos de adolescência na pequena cidade interiorana dos EUA..




Este Superman é um herói jovem em começo de carreira. Veio do planeta Krypton, filho de Jor-El e Lara e se chama Kal-El. Chegou na Terra fugindo da destruição de seu mundo natal, onde foi adotado pelos Kent e recebeu o nome de Clark e cresceu na cidade de Smallville, uma área rural nos arredores de Metrópolis que, aqui, se situava no estado do Kansas.

Seus poderes começaram a se manifestar entre a infância e adolescência, sendo o vôo o último no qual ele adquiriu domínio. Seus amigos durante o colegial eram Lana Lang, Pete Ross e Chloe Sullivan, mas ele depois conheceu a prima dela, Lois Lane, por quem acabou se apaixonado. Teve uma relação conturbada com Lex Luthor e, enquanto agia e desenvolvia sua carreira heroica em segredo, adotou uma roupa preta e ficou conhecido como "O Borrão" (The Blur) pelo fato de se mover em alta velocidade, evitando ser identificado. Durante esta fase, conheceu outros humanos com poderes ou habilidades especiais como Arthur Curry (futuro Aquaman), Bart Allen (Flash), Gavião Negro, o Caçador de Marte e até descobriu sua prima, também sobrevivente de Krypton, Kara.

A DC chegou a lançar uma série em quadrinhos baseada no universo do seriado enquanto ele estava no ar, material até lançado no Brasil pela Panini, mas foi em 2011, alguns anos depois do fim do programa, que a editora resolveu lançar Smallville Season 11 mostrando justamente o que aconteceu após o último episódio quando Clark finalmente veste a roupa de Superman pela primeira vez e se torna o campeão oficial de Metrópolis.

Smallville Season 11, assim como Superman Beyond, foi lançada originalmente no formato de quadrinhos virtuais e vendida pelo site Comixology, sendo depois impressa em encadernados. Este material permanece inédito no Brasil. Conforme apontado pelo amigo Alexandre Nunes, da Galeria dos Brinquedos, algumas das edições desta série foram desenhadas pelo brasileiro Daniel HDR.


INJUSTICE

Injustice (Injustiça no Brasil) é baseada no game de mesmo nome. O Superman desta realidade também é Kal-El, nascido em Krypton e enviado por seu pai para Terra para ser salvo da destruição de seu planeta natal. Aqui chegando, foi adotado pelos Kent e recebeu o nome de Clark. Trabalhava como repórter do Planeta Diário ao lado de Jimmy Olsen, Perry White e Lois Lane, uma ruiva nesta dimensão. Sua vida como Superman era dividida entre a defesa de Metrópolis e sua participação como membro da Liga da Justiça, sendo um dos heróis mais influentes do mundo.



Isto até o dia em que o Coringa, tradicional inimigo do Batman em Gotham, decide mudar as regras do jogo e, ao invés de fazer mais um ataque ao Homem-Morcego, resolve aplicar seus jogos sádicos com o Superman, resultando na morte de Lois, então grávida do herói.

Aparentemente, este Superman tinha uma sanidade mental mais frágil que suas contrapartes: ele abandona a busca por justiça e passa a caçar o Palhaço do Crime com sede de vingança e nem o Batman consegue convencê-lo a abandonar este caminho quando o Homem de Aço, pura e simplesmente, mata o Coringa.

O fato leva a um racha entre os heróis e o mundo à beira da ruptura pois o Superman e Batman assumem caminhos diferentes quando o primeiro resolve tomar conta do planeta e assim evitar que sua tragédia pessoal se repita.

Além do game, a história pode ser acompanhada na série Injustice, da qual a Panini já lançou até agora quatro encadernados no Brasil. Durante Convergência, há uma pequena pista de que a realidade apresentada aqui possa de fato fazer parte do multiverso oficial DC, embora ela não figure entre as Terras até então catalogadas apresentadas em Multiversity (editada aqui em Multiverso DC). Lembrando que, no mesmo guia, existem mundos ainda desconhecidos.




FONTE:

[1],[2] Brutaal (Earth 2) <http://dc.wikia.com/wiki/Brutaal_(Earth_2)> Acesso em 22 de novembro de 2015.

0 comentários:

Postar um comentário