terça-feira, 24 de outubro de 2017

Christopher Reeve é, sem dúvida, um dos intérpretes de super-herói mais famoso da história do cinema. Para muitos, ele ainda é o Superman definitivo. Mark Waid, um dos maiores estudiosos do personagem e conhecido escritor de quadrinhos, chegou a dizer que ele era o Homem de Aço de alguma dimensão paralela que apareceu na Terra tamanha sua semelhança arquetipal com o Último Filho de Krypton.


Mas nem sempre foi assim. Primeiro, Reeve era loiro e teve de tingir os cabelos de preto para viver o personagem. Isto é facilmente visto em seus outros papéis dele como Em Algum Lugar do Passado.

Segundo, quando foi selecionado para viver o herói nas telas, o ator estava bem aquém do físico esperado para o kryptoniano. A própria Margot Kidder, quem viveu Lois Lane a seu lado em 4 filmes, confessou que, ao vê-lo pela primeira vez numa das muitas sessões-teste, perguntou se aquele "magrelo" seria mesmo o Superman.

Eis uma foto do CapedWonder mostrando o físico do ator na época.


E abaixo, uma posterior para o material de promoção do primeiro filme.


O responsável por esta mudança brusca tem um nome: David Prowse. Você talvez não tenha nunca ouvido falar dele, mas é o homem por trás da máscara de Darth Vader, mas não da voz.

Antes, uma pequena contextualização: estamos falando da Hollywood - e da indústria de entreternimento estadunidense - dos anos 70, tomada por figuras famosas de professores e instrutores como Bruce Lee. Atores e atrizes se envolviam com todo tipo de doutrina incluindo aí artes marciais e fisiocultrismo, que também experimentava um boom.

Neste cenário, Prowse se destacava como fisioculturista, treinador e condiconador físico. Ele foi selecionado pela produção de Superman - O Filme e Superman II - A Aventura Continua - ambos começaram a ser filmados juntos - como preparador de Reeve, colocando-o numa rígida dieta e rotina de exercício físicos que envolviam inclusive treinos leves nos intevalos das gravações.

Fonte: ThoughCo

O resultado foi além do satisfatório e o Superman que emergiu nas telas daquele já distante 1978 era realmente uma figura poderosa e imponente. Caso esteja cuiroso sobre a dieta e a rotina de exercícios que Prowse fez para Reeve, elas não são segredo algum. A editora Starlog publicou em sua Hollywood Musclemen um extenso texto do próprio treinador detalhando ambas em 1978. Ela pode ser conferida no blog Supermania clicando diretamente aqui.

O site Superman78.com também tem um raro registro de Reeve treinando para o papel:



A grande curiosidade como o site ThoughCO registra aqui é que David Prowse foi um dos candidatos selecionados para viver o Superman no filme, mas acabou sendo eleminado por não ser americano! Ainda assim, acabou entrando para a produção como preparador físico do ator escolhido.

Prowse, porém, coletava amarguras durante processo embora não relacionadas ao projeto Superman. Dois anos antes, ele havia vivido Darth Vader nas filmagens de Star Wars. Até aí, tudo bem, senão pelo fato dele achar que usariam sua voz para o papel, o que George Lucas, diretor do filme e criador da franquia, jamais intencionou até por conta de seu sotaque britânico e entonação. Entrou em cena James Earl Jones, quem dublou o vilão, fato que acabou desagradando o fisioculturista-tornado-ator.

É possível ouvir a verdadeira voz de Prowse como Vader num documentário disponível no Youtube clicando aqui.

Vale apontar que Prowse atuou e "falou" todas as linhas do vilão durante não apenas o episódio IV, mas o V e boa parte do VI embora neste já tenha usado vários dublês.

David Prowse como Darth Vader e Alec Guiness como Obi-Wan Kenobi durante as gravações de Star Wars (hoje Star Wars Episódio IV - Uma Nova Esperança).
Fonte: RebelScum.com


De lá para cá, seu nome foi caindo progressivamente no esquecimento enquanto o de James Earl Jones entrou cada vez para a histório como o de Darth Vader. Já idoso, Prowse começou a campanha David Prowse is Darth Vader, visitando convenções de quadrinhos e ficção para se fazer conhecer entre público e fãs e tentar resgatar para si o justo reconhecimento tão esquecido. Afinal, assim como Superman sem seus músculos, Vader sem Prowse é algo incompleto. Outras pessoas podem vestir a roupa negra do lorde sombrio dos sith de agora em diante, mas foi David Prowse quem estabeleceu o padrão do gigante imponente, pesado e de gestos contidos. Nosso respeito para ele.

David Prowse em 2013.

SUPERFATO sempre apresenta curiosidades sobre o mundo do Superman dentro e fora dos quadrinhos. O nome é tirado dos famosos "fatos Flash", presentes nas aventuras do Corredor Escarlate.

0 comentários:

Postar um comentário