sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Ele foi o primeiro ator a incorporar o Homem de Aço oficialmente, mas, para vários fãs do Último Filho de Krypton, seu nome ficou perdido na História. Assim, o Kryptonauta, com muito orgulho, faz o resgate e justiça ao homem que deu vida ao Superman de carne e osso e ao dia histórico quando o Homem de Aço caminhou sobre a Terra também pela primeira vez.

Nascido Raymonf Earl Middleton Jr em Chicago, Illinois a 8 de fevereiro de 1907[1], Ray Middleton foi o primeiro Superman, ou melhor, o primeiro ator a viver o personagem de forma oficial. Ele incorporou o Homem de Aço por apenas um dia durante a NEW YORK WORLD'S FAIR em 3 de julho de 1940.

Ray Middleton
A feira, ocorrida entre 1939-40, tinha por objetivo único apresentar "o mundo do amanhã" com invenções, protótipos, maquinários, automóveis, enfim, um grande mostruário de produtos para pensadores, designers, industriais, comerciantes e consumidores em geral. Entre as novidades apresentadas, por exemplo, estavam o nylon e o ar condicionado!O Superman havia sido publicado pela primeira vez há 2 anos antes em 1938, mas já era um sucesso arrasador de vendas sem precedentes na história tanto dos quadrinhos, quanto do entretenimento e começava a gerar imitações e clones, alguns encomendados por sua própria editora como o Batman. Ele foi o primeiro personagem-produto da indústria nascente de HQs, daí sua presença na feira firmando seu poder como marca a ser explorada em produtos licenciados por sua dona, a National Comics, hoje conhecida como DC Comics.

O Superman Day ou "Dia do Superman" como ficou conhecido aquele 3 de julho há 74 anos atrás contou com vários eventos relacionados ao personagem, tal como disputas esportivas para meninos e meninas. Os vencedores foram chamados de "super-boy" e "super-girl" anos ates de personagens com estes nomes serem criados nos quadrinhos, além da presença de Middelton desfilando em carro aberto como o Homem de Aço vestindo o primeiro uniforme oficial do personagem confeccionado na História enquanto era seguido e ovacionado por crianças e adultos

Aqui, temos outra curiosidade. Vejam como na foto do ator o nome "Superman" aparece gravado na roupa em cima do símbolo. Isto se deu por uma razão muito simples, mas perturbadora para os dias de hoje: na época, apesar de seu enorme sucesso, o Homem de Aço não era ainda um personagem universalmente conhecido e, como o objetivo da feira era divulgá-lo como marca e franquia, era necessário apresentar aos empresários, pais e mães - os cliente potenciais - quem era aquele personagem-produto e seu poder de alcance junto às crianças.

O evento do Superman Day foi uma ideia do publicitário Allen "Duke" Docovny, responsável em parte por promover a venda de uma edição comemorativa de 100 páginas publicada pela DC especialmente para a ocasião, a New York World's Fair Comics[2], contendo histórias de vários personagens da editora, incluindo, é claro, o Superman. A aventura mostrada nesta revista foi reimpressa no Brasil em Superman Crônicas #3 da Panini em 2012.

A comemoração foi intercalada com vários outros eventos da própria feira entre declarações de poemas, aulas sobre o perigo de bebidas alcoólicas, distribuição de prêmios, concertos com sopranos e várias outras atrações[3], além das já citadas competições esportivas. Os vencedores delas foram o super-boy William Aronis e a super-girl Maureen Raynolds, cujos nomes figuraram em nota do New York Times no dia seguinte. A escolha final foi feita pelo próprio Ray Middelton no papel do Superman e outros famosos da época, sendo um deles ninguém menos que Buster Crable[4], o Sylvester Stallone daquele tempo, além do famoso Charles Atlas. Crabble viveu, nos seriados de cinema e filmes, personagens importantes como Flash Gordon, Tarzan e Buck Rogers e era uma celebridade enorme naquele período. 

William Aronis e Maureen Raynold.
Foto: Superman Though the Ages.

O site Superman Through the Ages mantém uma sessão exclusiva dedicada à participação do Superman na Feira de Nova York de 1940 com fotos, depoimentos e muitas informações neste link. Grande parte deste artigo foi possível graças ao trabalho de investigação e compilação feito pela equipe de lá durante pelo menos 14 anos, inclusive contando com depoimentos de pessoas que tomaram parte nas competições como o próprio vencedor William Aronis, o primeiro super-boy.

Recentemente, para deleite dos historiadores e fãs, um vídeo inédito daquele dia histórico foi divulgado para o público. Em seus mais de 2 minutos de projeção a cores - algo raríssimo para a época - e muda, podemos ver algumas colagens de cenas mostrando as crianças já usando a camisa do Superman com o triângulo e "S", seu símbolo na época, as disputas esportivas incluindo a das garotas e, acima de tudo, Jerry Siegel (aos 2:25), co-criador do Superman, e o próprio Ray desfilando como o Homem de Aço. O canal The Retronaut do Youtude disponibilizou a filmagem gratuitamente para visualização e você pode assistí-lo na íntegra logo abaixo. 





Ray teve uma carreira prólifera se comparada aos atores de sua geração, quase todos caídos no ostracismo e esquecimento nas décadas de 40 e 50 em diante, especialmente com o advento da televisão nos lares norte-americanos.

Mesmo tendo sido esquecido como o primeiro Homem de Aço da História nos anos seguintes (este cargo erroneamente ficou atribuído a Kyrk Allen, ator das duas série de cinema nos anos 40),  ele participou de filmes para o cinema, peças da Broadway e depois de séries para TV como o Ed Sullivan Show, sempre encontrando trabalho até 1981 quando fez sua última participação conhecida na série de TV M*A*S*H*.

Em 10 de abril de 1984[5], Ray Middleton faleceu aos 77 anos de idade em Panorama City, California, mas com certeza viveu nas memórias de todas as crianças presentes naquele distante 3 de julho de 1940 como o Superman.

FONTE:

[1], [5] Ray Middleton. <http://en.wikipedia.org/wiki/Ray_Middleton> Acesso em 4 de setembro de 2014.
[2] Superman Day. Disponível em <http://theages.ac/fortress/supermanday/> Acesso em 4 de setembro de 2014.
[3] Disponível em <http://theages.ac/fortress/supermanday/schedule.html> Acesso em 4 de setembro de 2014.
[4] Schedule. Disponível em <http://theages.ac/fortress/supermanday/nyt.html> Acesso em 4 de setembro de 2014.

0 comentários:

Postar um comentário