terça-feira, 15 de abril de 2014



Para quem não viu ainda, WARNER Bros. lançou há alguns meses uma animação fantástica cobrindo os 75 anos de vida editorial do Superman, englobando na homenagem revistas, desenhos para TV, filmes e seriados. A idéia partiu do diretor Zack Snyder, responsável por O HOMEM DE AÇO.

É claro que cobrir sete décadas de produção cultural não é nada fácil, mas eles fizeram um trabalho mais do que decente e apresentar a vocês todas as referências escondidas nesses 1 minuto e 50 segundos é a proposta das linhas a seguir.

 

[00:00-00:22] Começamos com a capa mais icônica da História das histórias em quadrinhos: ACTION COMICS #1 de 1938 que marca tanto a estréia do Superman quanto o começo da chamada Era de Ouro dos Quadrinhos, findada por volta de 1950. O personagem é reproduzido aqui nos traços originais de seu co-criador, Joe Shuster, e aparece correndo e saltando em seguida sobre o prédio do Planeta Diário. Nesta época, o Superman ainda não voava, mas "era capaz de saltar sobre arranha-céus com um único pulo", uma faceta inspirada em outro personagem: John Carter de Edgar Rice Burroughs segundo seu outro criador e conceituador original, Jerry Siegel, afirmou.

[00:23-00:26] O ângulo muda e vemos o Superman de frente com um uniforme levemente diferente, tendo preto no emblema ao invés do amarelo pois ele agora é representado na versão dos desenhos produzidos pelos estúdios Fleischer entre 1941 e 1942, animações essas hoje consideradas verdadeiras obras de arte pelos especialistas devido à sua qualidade excepcional.

[00:26-00:28] Ainda homenageando a versão Fleischer, o Superman voa pela primeira vez e destrói um robô voador extraído diretamente do episódio THE MECHANICAL MONSTER (O Monstro Mecânico). Vale lembrar que esses desenhos se encontram hoje em domínio público e você pode ver de graça o episódio em questão aqui.

 

[00:29-00:31] O traço do herói muda para homenagear o desenhista Wayne Boring e suas aventuras nos anos 50.

[00:32-00:36 ] O Superman agora se torna a versão da série de TV THE ADVENTURES OF SUPERMAN estrelado por George Reeves, um imenso sucesso televisivo durante anos nos EUA e no mundo.


[00:37] Começa a Era de Prata. A primeira imagem é uma homenagem à capa de SUPERMAN'S PAL JIMMY OLSEN #53 onde o eterno fotógrafo do Planeta Diário se transforma no Homem Tartaruga Gigante (Turtle Giant Man).


[00:42] Homenagem à ACTION COMICS #242, Superman vs. Brainiac!


[00:45] Superman vs. Bizarro.

[00:50] Homenagem à coleção de personagens estranhos que povoaram a Era de Prata: "Krypto, o Supercão", "Cometa, o Supercavalo", "Streaky (Listrado), o Supergato", "Beppo, o Supermacaco" e o Sr. Mxyzptlk. A Supergirl Kara Zor-El, prima em primeiro grau do herói, aparece em seu visual original.

[00:56] O Superman é mostrado como Clark Kent ao lado de Andy Warhol e da Mulher-Maravilha em sua versão dos anos 70, quando usava roupa branca e lutava Kung Fu. Warhol foi um importante artista gráfico que utilizou a figura do Homem de Aço em algumas de suas obras mais famosas e justamente uma delas, como o personagem usando o supersopro, é analisada pelo trio numa exposição.


[00:58] Homenagem ao desenho Superamigos (Superfriends) produzidos pelos estúdios Hanna- Barbera. O traço da animação aqui reproduz o do artista Alex Toth.

[00:59] Durante 1 segundo, aos 00:59, alguns quadros são transpostos mostrando a mudança do traço de Toth para o de Neal Adams na capa de Action Comics #419. Os brasileiros em especial devem reconhecer essa imagem da famosa capa de Super-Homem #1 da Editora Abril em 1984, onde no fundo foi utilizada uma imagem da capital paulistana[¹].

 
[1:00-1:04] Superman vs. Muhammad Ali, a clássica história escrita por Dennis O'Niel e com arte de Neal Adams, Terry Austin e finalização do gigante Dick Giordano. Durante esses segundos, o desenho reproduz os traços de Adams. Foi republicada no Brasil pela Panini ano passado e ainda pode ser encontrada em lojas físicas especializadas ou pela internet.

[1:05-1:09] Sequência final de SUPERMAN (1978) dirigido por Richard Donner e estrelado por Christopher Reeve de quem a animação reproduz os traços.



[1:10-1:11] Superman chega aos consoles pela primeira vez em 1978 com o game "Superman" lançado para o Atari 2600.


[1:12] Neste ponto, a música muda para "Flight" de Hans Zimmer, parte da trilha do filme O HOMEM DE AÇO (MAN OF STEEL).

[1:12-1:17] Chegam os anos 90 e o personagem muda para os traços de Dan Jurgens e aparece lutando contra Apocalypse (Doomsday). Também é mostrada a capa de SUPERMAN #75 onde durante o confronto final entre ambos o herói morre.

[1:18] Após a morte do Superman, aparecem quatro heróis, cada um clamando ser o verdadeiro: Superboy, Aço, O Último Filho de Krypton e o Superman Ciborgue.

[1:20] O verdadeiro Superman, que não era nenhum dos quatro, reaparece usando roupa preta e mullet.

[1:21] O traço muda para o do desenhista Ron Frenz. É o final dos anos 90 e o Superman além de se tornar um ser de energia, divide-se em duas entidades: o Superman Azul e o Superman Vermelho. A cena reproduz a capa de SUPERMAN #132, assinada por Frenz.


[1:22] Muda para o traço de Bruce Timm e chega a homenagem à SUPERMAN - A SÉRIE ANIMADA (Superman - The Animated Series) de 1996. A imagem do herói pousando naquela posição com a capa ao vento foi utilizada bastante na época do lançamento como promoção.

[1:28-1:31] Dupla homenagem. Primeiro, vemos o Superman na clássica cena da história O REINO DO AMANHÃ (KINGDOM COME) no traço de Alex Ross, onde ele faz sua primeira aparição pública depois de anos exilado voluntariamente da humanidade por achar que seus valores estavam ultrapassados. Segundo entrevista da época para a revista Wizard, seus criadores afirmaram que ele aparece sobrevoando a população e a olhando de cima para baixo para mostrar seu distanciamento da humanidade. Ao fundo, vemos uma homenagem ao seriado SMALLVILLE, que durou 10 temporadas (2001-2011).

[1:32-1:36] Chegamos à fase atual dos quadrinhos com os Novos 52 onde, desde 2011, a editora do personagem, DC Comics, resolveu resetar seu universo e começar tudo do zero A animação mostra o novo Superman com seu uniforme reformulado lutando contra o vilão Darkseid assim como na revista JUSTICE LEAGUE #6, onde ambos se confrontaram mano-a-mano pela primeira vez.

[1:48-1:50] O personagem muda para emular as feições do ator Henry Cavil e a animação faz homenagem ao filme O HOMEM DE AÇO (MAN OF STEEL). Ela reproduz a primeira imagem oficial lançada do filme ainda em 2011.


Espero que tenham gostado e descoberto algo de novo. A animação é sem dúvida um deleite para fãs mais antigos e assíduos justo por cobrir de maneira tão rápida, mas detalhada, tanto da mitologia do Superman em tão pouco tempo, porém com um profissionalismo e esmero ímpares. Se ao menos toda produção com o personagem tivesse o mesmo cuidado...


*Artigo originalmente produzido para o blog POTÊNCIA N.


FONTE

[¹] RAMONE, Marcus, Superman sobrevoando São Paulo. Blog do Universo HQ. Disponível em <http://universohq.blogspot.com.br/2011/04/superman-sobrevoando-sao-paulo.html> Acesso em 19 de outubro de 2013.
Postagem mais recente
Previous
This is the last post.

2 comentários: