segunda-feira, 21 de abril de 2014

Adaptações sempre geram controvérsias, principalmente quando os produtores, roteiristas e/ou diretores optam por mudar o sexo ou a etnia de um personagem. Com O HOMEM DE AÇO não foi diferente: a escalação do nome de Lawrence Fishburne para Perry White gerou os costumeiros debates uma vez que o editor do Planeta Diário é caucasiano em sua versão de papel e tinta.

Talvez pelo imenso carisma de Fishburne e seu talento comprovado em outros filmes, a polêmica teve vida curta e sua atuação como Perry se destacou como uma das melhores do filme, especialmente na seqüência final. Mas pouca gente sabe que não foi a primeira vez onde o sr. White foi interpretado - ou quase - por um afro-americano.

Lá atrás, nos idos de 1993 quando a série LOIS & CLARK: AS NOVAS AVENTURAS DO SUPERMAN se encontrava em seus estágios finais para a produção de seu episódio piloto, o papel do editor eterno editor do Planeta Diário estava definido para ser vivido por um ator afro-americano[1]. Em algum ponto do projeto, porém, Lane Smith, um caucasiano, acabou sendo escalado e seu carismático Perry White por anos viveu no imaginário dos fãs ao lado da versão de Cooper em SUPERMAN THE MOVIE como uma das representações mais fiéis do personagem nas telas.

Não deixa de ser curioso que o papel de Perry White tenha ido para outro grande ator, agora de ascendência africana, há exatos 20 anos depois da ideia ter sido abandonada pela primeira vez. Lane Smith, falecido em 13 de junho de 2005, ficaria orgulhoso do trabalho feito com o personagem por Lawrence Fishburne.



SUPERFATO sempre apresenta curiosidades sobre o mundo do Superman dentro e fora dos quadrinhos. O nome é tirado dos famosos "fatos Flash", presentes nas aventuras do Corredor Escarlate.


FONTES

[1] MANGLE, Andy, Superman: The Man of Screen. Wizard: Superman The Tribute Edition,  p. 53, abril 1993

0 comentários:

Postar um comentário