quarta-feira, 25 de maio de 2016

Primeiro, firmando a política antipirataria deste blog, a edição on-line de Rebirth que serviu de base para este artigo foi adquirida através do Comixology.com onde se encontra à venda por US$ 2,99.

O texto abaixo contém SPOILERS sobre o especial e outros eventos ainda inéditos no Brasil. Leia por sua conta e risco.

Enfim, a DC começa sua nova fase editorial com o lançamento de Rebirth. Geoff Johns, escritor da revista, está tão confiante de seu trabalho que chegou a afirmar se tratar de seu melhor texto até hoje além de devolver o dinheiro dos leitores americanos que não se sentirem satisfeitos com a revista. As duas declarações tendem a ser mais desastrosas do que possam parecer.


O especial Rebirth não é ruim, mas também não se trata de uma história e sim do início de várias tramas que serão trabalhadas nos respectivos títulos de seus personagens: Átomo, Arqueiro Verde e Canário Negro, Batman e o próprio Superman etc tem breves aparições apenas para deixar em aberto suas narrativas. Assim, a revista não pode sequer ser considerada a melhor escrita pelo autor pois se limita em 95% a lançar premissas.

Os 5% restantes lidam com o que de fato tem atiçado a curiosidade da audiẽncia: as mudanças no universo DC. O grande deflagador é o Flash. Ou foi. Ou quase. Estamos falando do Kid Flash Wally West pré-Ponto de Ignição que, de alguma forma, foi apagado da mente das pessoas após um evento ainda misterior, mas já apontado no encadernado Caça aos Titãs: por um lado, sua história continuou a integrar o do universo atual, só que agora existem dois Wallys, ou seja, ele tem um primo afrodescente com mesmo nome, aquele visto nas aventuras mais recentes do Velocista Escarlate. Porém, este, o ruivo, foi esquecido. Por que? Por quem? Não espere respostas aqui. É mais uma das premissas deixadas em aberto para serem exploradas futuramente.

Aqui, começam as revelações chocantes. A ideia é a seguinte: quando Barry desfez o Ponto de Ignicação, era para a cronologia da Terra-0 ter sido retomada, mas um ser de imenso poder interferiu neste processo sem ele saber e acabou roubando 10 anos da história destes personagens. E não apenas isto, ao lhes surprimir este período de tempo, ele os tornou mais jovens e rompeu os laços de afinidade e amor que os uniam. O próprio Wally foi rejuvenescido neste processo apesar de possuir memórias de seu eu adulto e ele tem consciência disso.

Mesmo certas equipes chegaram a existir como a Sociedade da Justiça e os Titãs originais (fato mostrado desde o início dos Novos52 e depois no já citado Caça aos Titãs), mas esse ser foi apagando sistematicamente da memória da maioria das pessoas a existência desses grupos e de seus integrantes.

E quem é o responsável?

Está sentado? As pistas apontam para o Dr. Manhattan. Aquele de Watchmen. Num uso de metalinguagem incrível - e aqui cabe o devido crédito a Johns - é ele quem acaba interferindo no multiverso DC e, ao roubar estes 10 anos, transformando o mundo num lugar mais cínico tal como aquele de onde veio, Manhattan acaba fazendo uma ponte entre os quadrinhos de super-heróis sombrios que Watchmen ajudaram a implementar nos anos 80 em contrapartida com aqueles mais jovais e menos sérios dos anos anteriores.


Kid Flash sabe disso. É seu esforço em fazer os demais heróis lembrarem desses detalhes apagados de suas história que acaba o levando ao Flash quando está perto de ser absorvido pela Força da Acelaração, tal como acontece com os velocistas do universo DC. É o momento mais tocante da revista e um dos mais emotivos dos quadrinhos dos últimos anos.

O mundo, por outro lado, lida com a morte do Superman. Assim como o Kryptonauta cogitou, o herói vai de fato morrer. Mas será mesmo? Satúrnia da Legião dos Super-Heróis aparece dizendo que tudo ficará bem e que se trata de uma piada (segure essa informação).

Enquanto isso, o Superman do universo pré-Ponto de Ignição, quem tem vivido com sua esposa Lois e seu filho Jon na atual Terra, é visitado por um homem chamado Oz que já tem feito aparições nos títulos do Superman desde a fase escrita por Geoff Johns e desenhada por John Romita Jr. Oz diz que existe mais sobre o Superman falecido do que o herói imagina e também sobre o próprio Homem de Aço, seu filho e mulher.

No fim, há uma cena com o Batman onde se menciona que os heróis do mundo tem sido vigiados (watched em inglês) e o Homem-Morcego encontra o botom do Comediante na Batcaverna.

Ou seja, estamos diante do choque entre o universo dos Watchmen e a Terra-0, a qual vem sendo, ao que parece, remodelada para se parecer mais com a deles. E quanto ao misterioso "Oz" que estaria por trás do Superman atualLembram de "Oz"imandyas?

Ozymandias enfrenta Rorsharch e o Coruja.
Fonte: Topwallpapers
E quem seria o falecido Homem de Aço? Talvez um clone? Será que este Superman pré-Ponto de Ignição seria o original e o outro resultado das manipulações deste "Oz"? E sua morte? Aqui, lembre de Satúrnia citada acima quando se referiu a isso como uma "piada": o Comediante usa uma frase parecida quando é morto por... Ozymandias. O Bleedingcool vai mais além e chega a especular que o Questão seja ninguém menos que Rorsharch. 

Enfim, muitas surpresas ainda esperam o universo DC nos próximos meses. Rebirth apenas começou. 

0 comentários:

Postar um comentário