terça-feira, 10 de maio de 2016

Superman enfrentando a ameaça de Brainiac enquanto descobria o amor nos braços da... Supergirl!? Conheça o SUPERMAN III que não chegou às telas do cinema.


A produção de Superman - O Filme e Superman II foi permeada de problemas. Filmados a princípio juntos, a sequência foi interrompida para que se pudessem finalizar a primeira parte quando os custos começaram a estrapolar as marcas estabelecidas pelos produtoress, Alexander e Ilya Salkind, respectivamente pai e filho.

Neste processo, o diretor Richard Donner foi demitido da cadeira de diretor após o lançamento da primeira parte. Mesmo já tendo filmado cerca de 75% de Superman II, os Salkind colocaram seu ajudante, Richard Lester, para terminar a produção, fato que resultou numa refilmagem massiva do filme incluindo cenas e tramas inteiras sendo reformuladas, problema acentuado quando demais atores tomaram parte de Donner e se recusaram a voltar a seus papéis como Marlon Brando (Jor-El) e Gene Hackman (Lex Luthor).

A mudança de cadeira também resultou numa nova direção de tom do filme. Quando os Salkind adquiriram os direitos do Superman para o cinema, sua intenção era fazer um filme camp, cheio de humor e alguma aventura e foi com esta premissa que David e Leslie Newman entregaram seu roteiro, baseado numa história de Mario Puzo.

Quando Donner foi escalado para dirigir os dois filmes, ele imediatamente viu que tinha um material péssimo em mãos e chamou Tom Mankiewicz para reescrever o roteiro e servir de consultor criativo. Diferente do que muitos fãs pensam, foi Mankiewicz e não Donner o responsável por trazer uma versão mais madura vista em Superman - O Filme.

Só que, com a demissão de Donner, Mankiewicz também resolveu sair da produção de Superman II. Assim, os Salkind tiveram o caminho livre para implementar sua visão de trazer uma abordagem cômica do Homem de Aço para o cinema. Isto foi agravado pelo fato de Richard Lester, designado para finalizar (e praticamente refilmar) a sequência era um diretor de comédia.


Toda esta explicação é importante para entendermos o processo de desastre que resultou em Superman III, cujos planos já estavam em curso quando Superman II foi lançado, basta ver nos créditos finais onde se lê o anúncio da terceira parte.

Existem 3 Superman III: aquele lançado nos cinemas, o que não saiu do papel e Superman Returns. Aqui, trataremos da proposta inicial feita pelo produtor Ilya Salkind para o filme.

Durante anos, circulou a notícia de que a proposta inicial de Salkind cobria não apenas a presença de Brainiac, mas também da Supergirl no filme. Isto foi confirmado em 2006 quando finalmente vazou ao público a versão dela para o filme.

O esboço consiste da ideia geral para a trama do filme apresentada para aprovação da DC/Warner e não apenas confirma a presença de Brainiac e da Supergirl, como também do duende interdimensional, Mxyzptlk. E as surpresas não paravam por aí: Salkind queria que Superman e Supergirl fossem ligados romanticamente!

SUPERMAN III: UMA HISTÓRIA DE AMOR KRYPTONIANO

Antes de dar prosseguimento à leitura abaixo, é necessário apontar que a texto não se tratava de um roteiro de Ilya Salkind, mas de uma proposta para a trama para o filme. Em alguns pontos, o produtor simplesmente deixa em aberto ou escreve algo do tipo "é preciso achar uma solução para isto". Seria trabalho do roteirista organizar estas lacunas e apresentar soluções coerentes para estes gatilhos narrativos.

O filme começaria com uma sequência pré-créditos informando à audiência da partida de Lois para o estrangeiro como correspondente através de uma carta deixada por ela para Clark Kent. Apaixonada pelo Superman e sem poder viver seu amor, ela preferiria se afastar de Metrópolis. Salkind cogita no esboço dela se mudar para Hong Kong. Esta sequência poderia ser tanto narrada em off por Margot Kidder, quem viveu a jornalista nos outros dois longas, ou lida pelo próprio Clark. No fim da missiva, ela deixaria ao colega seu amor... como amiga.

Depois, os membros do Planeta Diário seriam reapresentados, Perry White e Jimmy Olsen e aqui o público conheceria o novo membro da equipe: a repórter Lana Lang. Clark ficaria impressionado com ela.

Créditos rolariam.

O filme entraria na história de Brainiac e Supergirl.

Seria mostrado que houve um outro sobrevivente de Krypton, a Supergirl. Brainiac a encontraria de forma similar como os Kent encontraram o bebê Kal-El, num milharal, mas em um mundo muito mais sombrio e o vilão estaria de preto.

Brainiac por Gary Frank.

Brainiac cuidaria dela a princípio como filha, mas conforme ela avançava pela adolescência, seu amor mudaria de padrasto para o de homem. Cenas mostrariam ele se ressentindo dela fazer amizades com outros. Isto levaria a garota a fugir, vindo parar na Terra em uma pequena cidade dos EUA onde assumiria uma identidade secreta (Salkind deixa em aberto como isto aconteceria) e é adotada por uma família local e depois se torna professora de educação física. Enquanto isso, Brainiac a perseguiria pela galáxia.

Seguiriam-se uma sequência ou duas de super-feitos do Superman e um evento levaria à revelação da Supergirl para o mundo e para o Homem de Aço quem, intrigado, iria se disfarçar de um criminoso comum para chamar atenção dela e ver se era uma heroína ou vilã. Quando eles se encontrariam, o público veria pelos rostos dele que haviam se apaixonado de imediato. Os dois travariam uma conversa onde tentariam se conhecer melhor e saber se eram parentes. Não seriam. A partir daí, seguiriam em um tipo de viagem romântica com Salkind propondo usar ou algum lugar da Terra ou a via láctea.

O foco mudaria para Brainiac que descobre a Supergirl na Terra. Chegando ao planeta, ele converteria carvão em ouro e diamantes, os quais transformaria em uma pequena fortuna. Ele compraria um castelo na Europa e o armaria com um sofisticado armamento. Ao mesmo tempo, o vilão também ficaria ciente do Superman e do envolvimento amoroso entre ele e sua enteada.

O vilão decidiria então criar um tipo de arma que afetaria o comportamento do Superman. Aqui, Salkind frisa para a DC/Warner a necessidade de deixar claro para as crianças que o comportamento errático do Superman se daria por conta das manipulações de Brainiac, mostrando a relação entre ele mover botões e o Homem de Aço se tornar "violento, melancólico ou sarcasticamente engraçado". Clark também seria afetado. Ele esbofetearia Perry quando este lhe dissesse para corrigir um de seus artigos.

Superman e Supergirl seriam mostrados em uma série de feitos onde ele acabaria agindo de forma irracional, destruindo o que ambos tentavam salvar. A princípio, a Supergirl tentaria ajudar o Homem de Aço, mas o tempo e a constância desses comportamentos levariam o planeta a querer se livrar do Superman e contariam que a Supergirl fizesse isso, pois era a única que podia confrontá-lo.

É nesta hora que Brainiac apareceria para a heroína e revelaria ser o responsável pelo comportamento do Superman e faria a ela uma proposta: se ela se casasse com ele, o Homem de Aço seria devolvido ao normal.

Desesperada e esperando ganhar tempo, ela aceitaria indo com Brainiac para seu castelo na Europa. Superman ficaria são novamente, mas apenas para descobrir um pequeno homem chamado Mxyptlk causando inúmeros desastres com seus poderes e brincadeiras sádicas. Ele passaria a perseguir o novo vilão e essa caçada não o daria mais tempo de ser Clark Kent. O sumiço do jornalista desperta o interesse de seus colegas do Planeta. Perry então mandaria os dois atrás do Superman.

O Homem de Aço, por sua vez, encontraria o esconderijo de Brainiac com ajuda da visão de raios-X da Supergirl (não pergunte). Superman e o vilão entrariam em confronto onde veríamos que os poderes do último eram muito superiores aos do herói.


Braniac então voltaria no tempo com a Supergirl até uma época feudal onde ele dominaria a vila do local onde chegaram como tirano e continuaria a chantagear a heroína com a máquina capaz de manipular a mente do Superman.

Neste meio tempo, Lana e Jimmy encontrariam Superman no castelo de Brainiac guiados pela super-voz dele (não pergunte também). Juntos, os 3 voltariam no tempo e tentariam deter Brainiac junto com a Supergirl. O amor entre dois kryptonianos seria forte o suficiente para resistir à máquina e Superman voltaria ao presente, onde pediria ajuda a Mxyptlk.

Junto com o duende, ele voltaria ao passado onde o Mxy transportaria toda a vila para uma dimensão onde nem o Homem de Aço, nem a Supergirl e nem Brainiac tinham poderes. Superman então confrontaria o vilão numa justa de cavaleiros, ele vestido uma armadura branca recebendo o lenço da Supergirl enquanto Brainiac seria o cavaleiro negro, recebendo o de Lana, ainda sob influência da máquina.

Superman ganharia e, com a ajuda de Mxyptlk, ele levaria a Supergirl, Lana e Jimmy para o presente, deixando Brainiac preso no passado sem poderes e humilhado. Porém, ao chegar em 1981, eles seriam surpreendidos pela mudança de lado de Mxy, que novamente poria em perigo toda Metropolis prendendo Homem de Aço num tipo de jogo onde ele teria uma hora para vencer. O que ele conseguiria e, junto com a sua namorada, ambos devolveriam o pequeno duende de volta a sua dimensão. De novo.

Ilya Salkind termina seu texto deixando claro que Metropolis saberia que o comportamento errático do Superman teria sido causado por Brainiac e deixa uma dúvida no ar: "Superman se casa com Supergirl em Superman III ou Superman IV?"

"NÃO" NÃO É NÃO 

O que houve com esta proposta de Superman III? Simples: ela foi recusada pela Warner, levando os produtores a apresentarem uma nova linha para a história.

O desenvolvimento continuou com a volta de Lester para a cadeira de diretor e de David e Leslie Newman como roteiristas, fato que garantiu aos Salkind desta vez entrarem pesado com a visão cômica que queriam trazer para o personagem desde o primeiro e o segundo filmes. A contratação de Richard Pryor, o comediante norte-americano mais rentável daquela eṕoca, apenas bateu o martelo no desastre anunciado: o filme seria uma comédia.

Mas quanto da proposta inicial de Ilya Salkind chegou às telas? Ironicamente, vários pontos!

No esboço inicial de Salkind, Clark e Lana parecem não se conhecerem o que seria contraditório considerando que ela faz uma aparição em Superman - O Filme na sequência em Smallville, embora exista uma certa dose de dubiedade nas linhas do produtor abrindo espaço para se considerar um conhecimento prévio entre os dois, algo que qualquer roteirista competente teria deixado mais claro.

O afastamento de Lois Lane também é notável. Corria há anos a ideia de Margot Kidder ter sido afastada por conta de certas declarações após o lançamento de Superman II acerca da demissão de Donner e sua redução de participação na terceira parte foi uma espécie de punição dos Salkind, fato desmentido nos anos 2000 por Ilya. Aparentemente, os Salkind sentiam que já haviam explorado bastante o envolvimento de Superman com Lois nos dois primeiros filmes e, embora ele pudesse ser retomado em algum ponto no futuro (eles pretendiam fazer vários filmes com o personagem), por hora eles visavam investir no Superman em um relacionamento amoroso com outra personagem.

A decisão de usar a Supergirl é, para a época, um tanto bizarra pois até então ela era prima do Homem de Aço nos quadrinhos. A razão dela ter sido introduzida como parente do Superman nas HQs foi justamente para afastar qualquer possibilidade de romance entre ambos. No filme, isso seria ignorado: não seriam primos ou teriam qualquer grau de parentesco, Ilya Salkind é taxativo nisso na sua proposta.

No fim, o papel de Lana Lang ficou com Annette O'Toole e ela entrou como interesse romântico em Superman III, mantendo seu passado em comum com Clark na cidade de Smallville durante a adolescência dos dois.



O mais curioso vem agora: Brainiac, sua máquina e o Superman "alterado". A ideia do Homem de Aço sofrer uma mudança de personalidade continuou e chegou na forma da kryptonita sintética desenvolvida com tabaco e alcatrão na sua química.

Tal como na proposta inicial, ele desenvolve uma personalidade doentia e destrutiva quando exposto ao composto e o fato acaba oferecendo provavelmente o único momento digno do filme, aquele onde o herói luta pela sanidade no ferro-velho.


Brainiac e sua máquina, por sua vez, chegaram na versão final do roteiro e no filme no papel do super-computador que Gus Gormam projeta e do construto meio mulher, meio máquina que Vera (Annie Ross) se torna.




Em linhas gerais, como se pode ver, a maioria das principais ideias da proposta inicial para Superman III acabaram no filme embora de formas alteradas.

É provável que esta versão, embora levemente mais interessante, teria sido igualmente tão desastrosa quanto o Superman III que foi de fato produzido. David e Leslie Newman estariam no roteiro e Lester, de volta à cadeira de diretor.

Como se pode ver pelo esboço de Salkind, estaríamos apenas trocando as tramas, mas mantendo o mesmo tom camp: há diversas ideias sem sentido algum e ridículas, como o Superman voltando ao passado e se envolvendo numa justa (nome dado ao combate entre cavaleiros medievais) com Brainiac, além do uso bizarro dos super-poderes como já visto em Superman II tal como a visão de raios-X da Supergirl chamando o Superman ou até - repetindo os feitos dos produtores, roteiristas e de Lester em Superman II - poderes kryptonianos inventados como a tal super-voz.

É inegável que Mxyptlk seria o alívio cômico do filme e, ao mesmo tempo, dispensável, inchando a narrativa a qual funcionaria muito melhor se focada apenas em Brainiac.

E falando no vilão, não deixa de ser um tanto perturbador, mesmo para uma época onde o politicamente correto não existia, a mudança de sentimentos dele com relação à Supergirl, de amor paternal a carnal, enquanto a kryptoniana fica atordoada sem saber como corresponder ao sentimento por ainda ver nele a figura paternal que a criara.

Outra curiosidade seria ver como a Supergirl apareceria retratada no filme. Se ela não era parente do Superman, não usaria, inicialmente, o "S", um tipo de brasão familiar nos filmes produzidos por Ilya e seu pai, Alexander. Salkind não dá qualquer indício de como seria o visual dela. 

Se este Superman III tivesse sido produzido, ele teria tido sua cota inesperada de influência nos quadrinhos. Quem sabe quais ideias daqui John Byrne não teria introduzido em sua reformulação do Superman em 1986? Talvez uma Supergirl como amante do Superman?


O Superman III que chegou aos cinemas foi um fracasso de público e crítica quando foi lançado em 1983. Christopher Reeve anunciou que não voltaria ao papel de Homem de Aço e os Salkind resolveram apostar suas fichas numa nova franquia estrelada pela... Supergirl, mas isto, como dizem, é outra história.

Se você quiser ler na íntegra a proposta de Ilya Salkind, ela está disponível aqui.



FONTE:


Superman III. Disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/Superman_III Acesso em 8 de maio de 2016.

1 comentários:

  1. Moral da história, com a qual concordo 100% "É provável que esta versão, embora levemente mais interessante, teria sido igualmente tão desastrosa quanto o Superman III que foi de fato produzido."

    ResponderExcluir