quarta-feira, 22 de março de 2017

ATENÇÃO: O artigo abaixo lida com spoilers do arco Superman Reborn, ainda inédito no Brasil, e revela partes importantes da trama em andamento a partir de Renascimento que estreia este mês no país.

Action Comics #976 foi lançada hoje nos EUA (confirna no Comixology) e trouxe a conclusão do arco Superman Reborn. Quem esperava a explicação total dos eventos que ocorreram com o Superman nos últimos meses, como a DC havia dado pistas nas divulgações da saga, enganou-se. Ainda assim, a revista é um marco porque tráz importantíssímas mudanças na história do Homem de Aço. De novo. Basicamente, a DC rebootou a origem do herói. De novo.

Desde Renascimento, o mistério pairava sobre como podia haver dois Supermen no universo DC. Antes, era perfeitamente entendível que o mais velho e sua esposa Lois vinham da linha do tempo apagada em Ponto de Ignição, enquanto as versões mais novas eram as "oficiais" da nova continuidade iniciada em 2011, mas ficou claro que a editora mudou a proposta e quis apresentar "algo" mais envolvido ali.


A grande questão ainda fica sem resposta: quem alterou a vida do Superman e todo universo DC? O que se sabe agora é que ele e Lois foram divididos. Em Action Comics #976, as duas partes do herói e de sua esposa, as versões pré-Ponto de Ignição e a dos Novos 52, se fundem e unificam. Mas isto gera uma mudança radical na linha temporal, a qual se reorganiza totalmente para conter as histórias individuais dos 4 tornados 2 e é completamente reformulada!

São mostrados elementos familiares do reboot Origem Secreta - a versão oficial pré-Ponto de ignição - mesclados a fatos daquela feita por Grant Morrison nos Novos 52 enquanto outros são deixados em aberto. Apenas os eventos principais são apresentados:

- Jor-El e Lara se parecem com a versão de Origem Secreta, mas mais novos como na origem publicada em 2011. O foguete de Kal-El, porém, é aquele dos Novos 52;

- O bebê Kal-El chegou à Terra, foi encontrado pelos Kents, cresceu em Smallville com Lana Lang, onde também conheceu Lex Luthor;

- Foi para Metrópolis já maior, conheceu, Perry, Jimmy e Lois;

- Revelou a Lois sua identidade como Superman;

- Morreu enfrentando Apocalypse;

- Voltou à vida e casou-se com Lois.

Agora começam as mudanças realmente supreendentes: Lois nunca ficou grávida durante Convergência. A vida dos dois seguiu normal na Terra, os colegas de trabalho deles no Planeta conviveram com a gravidez da jornalista. E mais: ela deu à luz a Jon na Forteleza da Solidão, quem fez o parto foi o próprio Kal-El e não mais um Thomas Wayne de outra linha temporal. Vilões clássicos e novos são mostrados, até versões novas de vilões antigos como o Erradicador.


Ao final da fusão, o Superman emerge usando seu novo uniforme.

Fonte: Goonie's Lair

Assim, Convergência passa a não ser mais cânone oficial para a gravidez de Lois e o nascimento de Jonanthan. Todos os eventos pré-Ponto de Ignição (a fase pré-Crise como um todo de 1985 a 2011) quanto a dos Novos 52 ocorreram, mas não da forma como foram mostrados nas revistas. Superman e Lois sempre viveram na Terra, casaram-se e tiveram seu filho aqui. O "novo" Superman não é mais um visitante de outro universo: "sempre" foi parte integrante da história da Terra-0.

Ainda há várias pontas soltas: como, por exemplo, a Terra lidou com a "segunda" morte do herói? Oz assume que há uma entidade, a mesma mostrada no especial Renascimento, que está manipulando tudo. Quem é ela? Todos os heróis e vilões tiveram suas vidas alteradas, mas porque apenas Superman e Lois foram divididos em duas versões? Como fica a história da Supergirl e do Supercirborgue quem, na atual continuidade, é o tio dele, Zor-El? Em algumas prévias, já se pode ver que o Superciborgue está parecido com sua versão pré-Novos52, apenas usando o novo uniforme do Superman entre suas partes metálicas. E se o Homem de Aço não "morreu" uma segunda vez em Os Últimos Dias do Superman, como Kenan Kong e Lana Lang receberam seus poderes?

O que se sabe é que agora, mais uma vez, a DC rebootou a origem do Superman assim como fez em Crise Infinita.

VERIDITO DO KRYPTONAUTA

Geoff Johns anunciou meses atrás que Renascimento seria um evento de dois anos e, apenas após isso, os personagens da DC iriam descobrir o que houve com suas vidas e o universo. Já passamos do primeiro ano e ainda muitos mistérios persistem. Superman Reborn é uma antecipação da conclusão que, para muitos, envolverá o confronto dos personagens com os Watchmen, embora isto seja apenas uma teoria.

A DC, com a inicitativa de tentar fechar partes do arco envolvendo ao menos o Homem de Aço, visou agradar a todos, unificando as histórias dos dois Supermen em uma só. A editora está entregando aos leitores uma versão unificada onde tudo aconteceu em ambas as versões, mas nenhuma delas é oficial. Assim, a ideia era claramente estancar o choro coletivo e evitar que uma parte se sentisse mais privilegiada do que a outra.

Desta forma, tudo que houve nas versões pós-Crise e  Novos 52 ocorrram, embora nenhuma integralmente da forma que lembramos, ou seja, foram mostradas nas revistas. É importante frisar que este princípio também valia tanto para Origem Secreta quanto para Os Novos 52, onde não mostraram nem a morte do Superman ou, na primeira, seu casamento com Lois etc.

Basicamente, a DC repetiu, como citei acima, a fórmula usada em 2005 durante Crise Infinita, ocasião em que se valeu do reboot leve dado pela saga para resetar a continuidade do Superman bagunçada por outro reboot: Legado nas Estrelas.

Lembrando que, na época, houve uma grande insatisfação dos fãs cobrando que uma nova origem oficial fosse publicada, o que ocorreu apenas entre 2009-2010 com Origem Secreta, assinada por Geoff Johns e Gary Frank. A questão que incomoda muitos leitores mais fervorsos com continuidade é saber "o que conta" e "o que não conta". Os chamados light reboots ou reboots leves causam este tipo de choque entre eventos tidos como válidos (ou seja, aguardando que algum escritor os validem citando em alguma história) ou não.

O Universo DC tem de novo um Superman com um passado conhecido, mas aberto para exploração. Para melhor ou pior, é o que temos para hoje. Desde 1985, Action Comics #976 marca o quinto reboot - entre os considerados "leves" e "pesados" - da origem e história do Superman desde Crise nas Infinitas Terras.

0 comentários:

Postar um comentário