quarta-feira, 12 de abril de 2017

O Kryptonauta começa hoje uma série de artigos analisando a nova origem do Superman segundo ela está sendo contada a partir de Action Comics #977.
Desnecessário dizer que a matéria é completamente feita de spoilers do início ao fim então, se quiser aguardar alguns meses para ser surprendido, pare de ler aqui.

Conforme anunciado pelo Kryptonauta (aqui), Action Comics #977 chegou hoje às lojas e pontos de venda digital nos EUA trazendo a nova origem do Homem de Aço após os eventos do arco Superman Reborn.

Como mostrado anteriormente, os dois Supermen e as duas Loises se fundiram, unficando suas histórias e realinhando a linha temporal a sua volta. Em resumo, eles criaram um mini-reboot ao redor de suas vidas. A história agora começa com o Superman suspeitando de que há algo de errado com sua vida.

Este ponto é importantíssimo pois fica claro na edição que esta versão tem recordações no mínimo vagas (senão nenhuma) do que houve com sua "metade mais velha" conforme mostrado até agora desde Convergência, passando por Loid & Clark, Os Últimos Dias do Superman e detalhes da vida após ele assumir a vaga do Homem de Aço falecido da Terra-0. Lembrem-se: ele agora sempre foi o Superman deste planeta e sua história pessoal está intríscicamente ligada à dele.

O herói apenas tem noção de que algo houve com sua história pessoal, incluindo o bizarro ataque recente de Mxyzptlk e se dirige para a Forteza da Solidão para revisar pontos de sua vida. É a "desculpa" para a editora mostrar como ficou agora a história do Superman.


Esta primeira parte engloba sua vida em Krypton, a chegada e infância Smallvile. É claro que tudo de forma bastante compacta e rápida, basicamente um resumo dos pontos principais da primeira parte de sua origem para fixar os leitores em quem é este novo Superman.

A posição da DC é claramente evitar o que houve em 2007 ao fim de Crise Infinita onde a história do Homem de Aço foi resetada, mas o público teve de esperar 2 anos para ler em Origem Secreta como havia sido sua vida antes de se tornar o Homem de Aço, mas vamos aos fatos: o que mudou? Tudo e nada.

Primeiro, é preciso entendar que, em se tratando de Krypton e de Smallville, a base volta a ser Origem Secreta, mas com elementos mixados da Era de Prata, O Homem de Aço (de John Byrne), Legado das Estrelas e O Homem do Amanhã (de Grant Morrison). Então, sim, temos uma história agora bastante agutinadora buscando levar em consideração, num ponto e noutro, elementos das várias abordagens feitas com personagem nos últimos 35 anos e além.

Krypton volta a ser aquele mostrado em Legado das Estrelas - por sua vez baseadoa Era de Prata - com elementos de Origem Secreta, tal como a mesclagem de roupas clássicas com aquelas motradas na versão de John Byrne.

Fonte: InsidePulse

Jor-El e Lara são uma fusão dos vistos em Origem Secreta com os de O Homem do Amanhã, o qual chamaremos daqui por diante apenas por Novos52. Estão mais jovens, mas Jor ainda usa barba (provavelmente decisão de cima para baixo vinda da Warner para criar ponte com a franquia do cinema), mas sua roupa é um misto da mostrada em Legado das Estrelas, Origem Secreta e os Novos52 (ombreiras e tiara). Lara é quem menos sofreu alterações visuais: se você não olhar atentamente, ele parece saída diretamente de Origem Secreta.

A história continua a mesma conforme mostrada nos 3 últimos reboots, ignorando basicamente os elementos da versão de Byrne (novamente): Krypton tinha um núcleo instável, Jor-El tenta avisar o conselho após Zod ser enviado para a zona fantasma (não há menção de Ursa, Faora ou Non) no qual falha, levando o cientista à decisão desesperada de enviar o filho num foguete experimental para Terra.

Kal-El já é um bebẽ de colo, não há indicação se ele foi gerado como no filme de 2012 através de manipulação genética autorizada pelo Conselho (reminiscência da versão de Byrne) ou se de maneira natural como nas demais versões ao longo das quase 8 décadas, mas é possível supor que seguiram com o básico.

A viagem planetária volta a ser um elemento proibido na cultura kryptoniana, o que justifica como os habitantes do planeta não tinham colônias e porque a liderança do Conselho de Ciência foi tão resistente a aceitar os planos de evacuação global de Jor-El.

Há referência sobre Kara, a Supergirl, e seus pais, Zor-El e Allura.

Fonte: InsidePulse

O foguete usado para enviar Kal à Terra é basicamente aquele visto nos Novos52, o qual por sua vez era uma homenagem direta à versão da Era de Ouro e da de Prata.

A parte de Smallville é a mais sintética e rápida. Basicamente, os elementos mostrados em Origem Secreta estão quase intactos até segunda ordem, incluindo a passagem do jovem Lex Luthor pela cidade e Lana descobrir sobre os poderes de Clark num tornado.

Por enquanto é só. Ficou interessado? Basta ir no Comixology.com e adquirir seu exemplar.

A seguir, veremos a chegada de Superman à Metropolis. Se você é fã da sunga vermelha, pode começar a se desesperar: se a capa de Gary Frank para Action Comics #978 está realmente certa, este Superman, assim como o dos Novos52, nunca usou uma desde sua primeira aparição, a qual inclusive envolve novamente o salvamento de Lois Lane de um helicóptero acidente, um elemento tirado diretamente de Legado das Estrelas e depois reutilizado em Origem Secreta, ambos fazendo homenagem a Superman - O Filme. Confira abaixo a arte e não esqueça de acompanhar o blog para as futuras análises.




0 comentários:

Postar um comentário