quarta-feira, 26 de abril de 2017

O Kryptonauta continua sua uma série de artigos analisando a nova origem do Superman segundo ela está sendo contada a partir de Action Comics #977.
Desnecessário dizer que a matéria é completamente feita de spoilers do início ao fim então, se quiser aguardar alguns meses para ser surprendido, pare de ler aqui. O texto vai usar e abusar de referências aos reboots anteriores como Crise nas Infinitas Terras, Legado das Estrelas, Origem Secreta,
Ponto de Ignição e Novos52 para situar você, leitor.

Action Comics #978 chegou hoje às lojas e pontos de venda digital nos EUA com a segunda parte da origem resumida do novo Superman. As mudanças sem ainda mais claras: a DC está tentando agradar a todos e aglutinando o máximo de eventos possíveis numa continuidade coesa. Resumindo: a edição comprova que praticamente quase tudo que ocorreu de 1986 até hoje, ocorreu, valendo para eventos da fase de John Byrne até os Novos 52, passando pela série Lois & Clark.

O texto tenta concatenar tudo numa narrativa coerente com o universo pós-Ponto de Ignição e tráz mudanças significativas para o presente do Homem de Aço.

Até seu começo, o senso de familiariade com a fase pós-Crise (1986-2001) é gritante, mas se inicia com a estreia de Kal-El como Superman conforme mostrada em Origem Secreta: em seu primeiro dia no Planeta Diário, ele salvou Lois de um acidente envolvendo um helicóptero (homenagem direta ao filme de 1978) e mais: ele usava seu uniforme clássico com a sunga vermelha. Desconsidere como informação a bela capa de Gary Frank para a edição onde mostra o evento com o personagem usando seu visual atual.


Os primeiros anos da carreira do Superman são baseados igualmente primeiros anos da fase Byrne, Marv Wolfman e Roger Stern chegando à de Dan Jurgens, Jerry Ordway & cia. com a morte do herói, embora haja elementos mixados de versões mais atuais e até que haviam sido descartados em reboots anteriores como Legado das Estrelas e Origem Secreta. Por exemplo:

- Agora volta a ser postulado que o Superman se exilou no espaço embora isto não tenha nada a ver com ele ter matado os criminosos kryptonianos, pois o Zod que aparece aqui é a versão Novos52;

- Também se assume que ele usou as roupas do "Homem de Krypton" e a armadura especial desenvolvida quando perdeu os poderes para a kryptonita sintética na fase pós-Crise;

- Brainiac, por sua vez, torna-se a versão pré-Ponto de Ignição assim como Metallo em sua estréia. A Banshee Prateada é a versão pós-Crise e assim se segue uma série de mixagem de diferentes personagens oriundos de várias nos últimos quase 40 anos. Outros vilões são mostrados até Imperiex e Kenny Braveman!

- Sim, este Superman também teve uma fase "elétrica", embora não seja feita nenhuma menção a ele ter se dividido entre "azul" e "vermelho", provavelmente pelo fato do arco de reunificação dos dois Homens de Aço agora ter usado o mesmo conceito.

Aqui começam as mudanças mais sérias e profundas.

O Superboy Kon-El parece ter sido definitivamente apagado da continuidade agora que Jon Kent foi definido por decisão editorial como o novo Garoto de Aço da DC. Ter dois personagens com o mesmo nome e tendo um deles com uma continuidade tão confusa mesmo antes do reboot de 2001 como Kon é algo simplesmente radiotativo demais para a DC mexer e explicar agora. Para todos os efeitos, ignorem Kon-El mesmo dentro das histórias recentes dos Titãs. Ele simplesmente não figura ou é mencionado em nenhum painel envolvendo o Retorno do Superman, até quando citam os "substituitos", nomeiam apenas os demais 3: Aço, Erradicador e o Superciborgue.

As alterações seguem forte: após seu retorno da morte, Clark e Lois se casaram, o que parece invalidar todo o arco envolvendo a separação deles. O casamento dos dois foi uma reação imediata à volta dele.

Os Kents também morreram. As causas não ficam claras, mas é um evidente aceno à fase pré-Crise e, recentemente, os Novos52 que trouxe de volta o conceito do Superman ser um orfão. O Superman deixa claro que eles não conheceram Lois ou Jon então é provável que ele os tenha perdido, tal como nas duas versões mencionadas acima, em sua juventude ou em algum ponto após chegar em Metrópolis.

Aqui começam a entrar os elementos mais chocantes dos últimos anos: o Superman usou a armadura kryptoniana, marca registrada dos Novos52 (conheça mais sobre ela aqui). Ou seja, até este ponto, o herói já usou oficialmente todos os uniformes dos últimos 30 anos. Portanto, se você investiu dinheiro em bonecos desta versão, respire aliviado que sua figura ainda é oficial. E não foi por um breve período. O texto dá a entender que por mais ou menos 10 anos (o mesmo tempo do atual mundo em que ele está atibo como super-herói segundo os Novos52), este foi o visual conhecido do Superman após aposentar o tradicional. Como se sabe disso? Olhando a linha de tempo de estipulada na história: quando descobriu que seria pai, o Homem de Aço estava, por exemplo, já usava a armadura cerimonial e continuou a usando depois disto até uma idade mais tardia de Jon que hoje tem, oficialmente, 10 anos.

Sobre o nascimento do garoto, há também detalhes: ocorreu algum evento que forçou a evacuação de Metrópolis, pode ter sido a "queda" da cidade (arco dos anos 90), mas fica vago. Fato é que Superman, Lois, Batman e Mulher-Maravilha (os dois últimos com seus visuais Novos52) se refugiaram na Fortaleza da Solidão onde o Superman fez o parto de seu filho com assistência da Mulher-Maravilha, apagando assim os eventos vistos em Convergência.

Deste ponto, a trama mixa eventos vistos no arco Lois & Clark mostrando que o casal resolveu se afastar do planeta por um tempo de Metrópolis e o Superman, da Liga, mudando-se para a Califórnia para que Jon tivesse seus primeiros anos "normais". O Homem de Aço continuou agindo com o uniforme negro visto naquelas histórias (saíram em acadernado no Brasil pela Panini meses atrás) enquanto Lois atuou como o Autor X. O herói também construiu sua segunda base nos Himalaias nesta época, deixando a Fortaleza como abrigo de segurança para sua mulher e filho em caso de necessidade.

Porém, enquanto antes este periodo durou 10 anos, aqui há indícios de ter sido severamente encurtado e o herói logo voltou à ativa ainda usando ainda sua armadura kryptoniana e enfrenta Ulysses, numa menção de que os eventos vistos nos Novos52, em grande parte, são oficiais e ocorreram, apenas com este novo Superman, casado e com filho. Foi apagado totalmente por razões cronológicas seu envolvimento com a Mulher-Maravilha, o que ainda pode ter acontecido de forma retroativa, mas é improvável.

Não é mostrado ainda como ele começou a usar seu novo uniforme, resultado direto da unificação com sua metade "novos52" (da qual ele não se recorda pois sempre foi um para todos os efeitos cronológicos), mas é deixado claro que, para o personagem, "tudo aconteceu como ele lembra", ou seja, sua história atual é mesmo uma mixagem das últimas décadas.

Ele não possui qualquer recordação de, por exemplo, Convergência e de eventos isolados das suas personalidades separadas como o romance com a Mulher-Maravilha de sua versão Novos52 e, até segunda ordem, do Superboy Kon-El em sua versão pós-Crise até pré-Ponto de Ignição.

Assim, a regra de ouro é: basicamente você pode levar em conta todos os grandes arcos que leu desde Crise até agora, desde que tenha em mente de que eles aconteceram de forma diferente.

Aguardem daqui há duas semanas quando o último volume do arco será lançado. Pontos que ainda ficaram em aberto e aguardam explicação nesta edição:

- Bizarro, a versão clássica, é mostrada aqui. Ele não tem nada a ver com a versão atual publicada pela DC. Há a possibilidade da editora fazer um retcon e mostrar que o atual Bizarro é o antigo ou simplesmente algo diferente. Teria a versão original morrido em Vilania Eterna, substituindo o lugar ocupado pelo falecido clone do Superman desenvolvido por Lex Luthor na atual continuidade?

- A Supergirl não é mencionada até o momento, mas ela faz parte da continuidade atual. É possível então que Kara tenha chegado à Terra após o nascimento de Jonanthan.

- Como se trata de um evento recente, ainda fica pendente a explicação dos poderes de Lana Lang, fato ligado à morte do então Superman "Novos52".

- Kanan Kong também entra para a lista dos personagens cuja origem estão relacionadas diretamente à morte do Superman anterior e aguardam um retcon para serem explicados.

Um detalhe me chamou a atenção: estranhamente, há uma estátua do Superman com a armadura kryptoniana na Fortaleza. Ela foi construída em homenagem à versão Novos52 após sua morte, mas continua lá. Lapso do artista e do editor? É possível. Tendo de lidar com um volume tão grande de informação e tentando remendar tantos acontecimentos, é normal algo passar batido.

Action Comics #978 pode ser comprada digitalmente pelo site Comixology.

0 comentários:

Postar um comentário