terça-feira, 11 de abril de 2017

A ideia de que há, no universo DC, uma "trindade" formada por Superman, Batman e Mulher-Maravilha é nova, bastante nova aliás, para a surpresa de muitos leitores, incluindo aqui aqueles que chegaram depois de 1986 com a reformulação da editora após Crise nas Infinitas Terras.

O conceito tomou a tomar forma durante os anos 90 na verdade, muito em parte do trabalho, abordagem e interpretação do artista Alex Ross do universo DC e seus integrantes em sua passagem impactante pela editora onde foi o principal responsável por resgatar os elementos pré-Crise seguidos pelos trabalhos de Mark Waid e Grant Morrison. E esta visão envolvida centrar o universo DC em 3 grandes arquétipos: os já citados Superman, Batman e Mulher-Maravilha.

Por que os estes? Em uma rápida análise:

- Superman representa o arquétipo do super-herói cujos poderes advém da ciência, a ficção científica.

- Batman é o vigilante humano sem poderes com habilidades físicas e intelectuais treinadas para serem superiores a de outros homens.

- Mulher-Maravilha é o personagem que faz ponte com a magia, mitologia e misticismo.

Os 3 juntos representam as variações sobre o mesmo tema dentre os quais todos os demais personagens não só da DC, mas dos quadrinhos de super-heróis estadunidenses transitam num ponto ou outro, daí serem arquétipos. E acabaram sendo considerados a trindade oficial da editora, que rendeu não apenas o título ao trio, mas algumas edições especiais.

Com a estréia de Renascimento nos EUA e o cancelamento das revistas Batman/Superman e Superman & Wonder-Woman, a DC preencheu a lacuna dando novamente a eles um título especial chamado Trinity onde seriam apresentadas histórias exclusivas para envolvendo o trio sem a presença constante do resto da Liga da Justiça.

Paralelamente, várias mudanças e direções editoriais diferentes foram tomadas para muitos personagens. Entre eles, o Capuz Vermelho.


Jason Todd já foi o segundo Robin até ser morto pelo Coringa e, posteriormente, trazido de volta à vida. Após seu treinamento com uma mestra chamada Ducra, ele voltou para suas atividades aventurescas (e semi-mercenárias) como Capuz Vermelho. Adotando uma abordagem bem mais violenta e letal do que os demais membros da batfamília, o rapaz acabou ficando à margem dos outros aliados trainados ou aprovados diretamente pelo Batman, sendo geralmente mal-recebido e visto pelo Robin Damian Waybe, o Robin Vermelho e a Batgirl.

Isto não o impediu de formar sua própria equipe, os Renegados, junto a Arsenal (Roy Harper) e Estelar. Haper e Jason haviam sido amigos desde a infância quando atuavam como Robin e Ricardo, o parceiro-mirim do Arqueiro Verde. O grupo renegado que viveu várias aventuras na Terra e no espaço.

Eventualmente com a dissolvição da equipe, Jason ainda tentou reformular sua parceria com Roy formando a dupla Morcego de Alugel e prestando serviço mercenário para interessados embora, muitas vezes, eles acabassem se envolvendo em casos puramente por seu senso de justiça. A dupla acabou se desfazendo no encadernado A Sombra de Batman Apresenta: Capuz Vermelho & Arsenal.

Coincidindo com os eventos vistos em Renascimento, Jason volta à vida mercenária aliando-se à Artemis, uma amazona, no título Red Hoos & The Outlaws. Na continuidade pré-Novos52, a guerreira já havia substituído a Mulher-Maravilha quando esta foi afastada do cargo por sua mãe, a rainha Hipólita, numa sequência de histórias na segunda metade dos anos 90. Esta trama, vale lembrar, foi ilustrada pelo brasileiro Mike Deodato Jr.

Embora o arco pareça ter sido completamente desconsiderado na nova continuidade, a personagem chegou a fazer aparições esporádicas nas histórias da Mulher-Maravilha até novamente ganhar destaque com a chegada de Renascimento e sua parceria com Jason, mas eles não viriam sozinhos.

Justamente em uma das primeiras missões da dupla, elas acabam se deparando com algo surpreendente: um novo clone do Superman. Liberta, a criatura acabou se aliando aos dois na formação dos novos Renegados e assumiu o nome de Bizarro.

Um novo Bizarro para o universo DC!

Aqui ocorre o fato curioso de tudo isto: a DC está oficialmente considerando o trio como sua "trindade sombria", já que os 3 representam versões endurecidas e distorcidas de seus mentores, colegas e até adversários: Superman, Batman e Mulher-Maravilha. Curiosamente, as relações dos 6 personagens sempre foi conflituosa, oscilando entre amizade, compaixão e antagonismo.


BIZARRO VIVE!

Este não é o primeiro  Bizarro da nova continuidade da DC iniciada em 2011 após Ponto de Ingnição, os Novos52: durante o arco Vilania Eterna, foi revelado que Lex Luthor tinha um clone do Superman em incubação há anos. Com a invasão do planeta pelo Sindicado do Crime da Terra-3 e a posterior queda da Liga da Justiça, coube a um grupo de vilões liderados por Luthor e Batman vencer não apenas o Sindicato, mas todos seus aliados.

Com a finalidade de aumentar o poder de fogo do grupo de resistência aos invasores, Luthor resolveu soltar sua criatura ainda que ela não estivesse completa, resultando num ser de habilidades mentais altamente limitadas apesar de ser quase tão poderoso quanto o Superman.

Enquanto em gestação, ele atendia pelo código de "B-0" que, em inglês, soa como "bizirow". Com seu completamento errático e parecendo claramente tanto um zumbi, quanto uma cópia distorcida do Superman, foi um salto para os "colegas de equipe" rapidamente começarem a chamar a criatura de Bizarro. Suas roupas eram uma mistura dos dois visuais do Homem de Aço: o de camisa e jeans de quando fez sua estreia e a armadura subsequente.

B-0, o primeiro Bizarro da Terra-0 pós-Ponto de Ignição.

Ele acabou se sacrificando para salvar a Terra o que gerou uma centelha de sentimentalismo no próprio Luthor, a única pessoa a quem o clone ouvia e atendia como a um pai.

O novo Bizarro também é um clone e os mistérios acerca de sua origem ficam reservados a você, leitor, descobrir nas páginas que virão pela Panini. Red Hood & The Outlaws ainda não tem previsão e título para sair no Brasil.

Bizarro não é o único vilão da galeria do Superman a cruzar a ponte entre vilania e heroismo: em breve, um certo general kryptoniano com mania de prostração também vai se unir a um famoso esquadrão especializado em missões suicidas. Fiquem de olho no Kryptonauta para todas as novidades relativas a estes lançamentos!

0 comentários:

Postar um comentário