terça-feira, 15 de abril de 2014



O KRYPTONAUTA é um projeto antigo. Ele ronda minha mente há uns bons 14 anos, mas, durante todo este tempo, sempre fui empurrando mais e mais para frente o desejo de ter um site dedicado a meu personagem preferido desde a mais tenra infância: o Superman ou Super-Homem como era conhecido aqui no Brasil até uma década atrás.

Cheguei a montar e administrar o segundo maior site no mundo dedicado a meu segundo herói favorito, o Fantasma de Lee Falk, mas aquele sobre o Superman era sempre postergado. Vieram mudanças de estado, de vida, conclusões de cursos, empregos, novos empregos, namoradas, novas namoradas...

Por fim, no final de março de 2014 resolvi começar definitivamente o projeto, mas optei pelo formato blog ao invés de site por algumas razões:

1) Eu estou me preparando para tentar meu mestrado daqui há 9 meses e seria virtualmente impossível manter um site com a rotina atual.

2) Um blog proporciona uma facilidade enorme de atualização de conteúdo, além de ter o enfoque pessoal que eu desejo neste momento. Administrar um site e um blog são tarefas totalmente diferentes e com as ferramentas disponibilizadas pelo Blogger, tenho a rapidez necessárias para compartilhar os textos e notícias, sem a problemática de precisar de programas de edição.

E assim, cá estamos 14 anos depois. O KRYPTONAUTA. Um nome que cunhei e me ronda a cabeça desde o começo também.

E quem é o KRYPTONAUTA? É o Superman. Sou eu. É você. É todo leitor que se aventura no rico universo criador por por dois jovens judeus -Jerry Siegel e Joe Shuster - numa das épocas mais negras da História americana e depois desenvolvido por uma miríades de escritores, artistas e atores talentosos (ou nem tanto). E a partir de hoje, são todos os seguidores deste trabalho.

E qual é a missão do KRYPTONAUTA?

Informação. Informação compartilhada. Quero passar adiante o que sei e aprendi sobre este rico universo ficcional. É também trazer reviews de revistas novas e antigas, de bonecos e colecionáveis em geral. É ser uma referência para o Superman em língua portuguesa, assim como meu antigo site foi para o Fantasma anos atrás.

Os artigos sempre terão como foco a imparcialidade, buscando serem o mais objetivos e neutros possíveis. Já nos editorais, você encontrará minhas opiniões e análises pessoais sobre acontecimentos envolvendo o Superman. Fora isto, temos um twitter, uma fanpage e um canal no youtube os quais serão atualizados com frequência e cumprirão a missão de divulgar as últimas novas de maneira muito mais rápida.

Ainda há outra razão para este projeto ter tomado forma agora: nos últimos tempos tenho visto muitas pessoas erradas com voz, falando asneiras e barbaridades sobre o personagem, tanto em sua fase atual, quanto nos cinemas. Portanto, existe uma pitada de dever na criação deste espaço, sim. Dever de levantar a voz contra disparates, expor falácias e buscar apresentar aos demais uma versão honesta e até acadêmica sobre o Superman, hoje um ícone da cultura mundial sem precedentes.

Para se ter uma ideia da magnitude de sua popularidade, a Editora Abril nos publicou em SUPER-HOMEM n.o 50 (primeira série) uma pesquisa onde foram apontados os 4 personagens fictícios mais famosos no planeta. Eram eles: Mickey Mouse, Tarzan, Sherlock Holmes e... Superman.

Este é o poder do alcance da criação de Siegel e Shuster, a quem eu e este blog nutrem sempre profundo respeito e admiração. Este projeto é dedicado a eles, a meu avô, de abençoada memória, por me apresentado os quadrinhos e o Superman, à minha sobrinha Manuela, com seus dois aninhos e já uma fã do Homem de Aço, a José Luis García-López, pela versão definitiva do Último Filho de Krypton nos quadrinhos e cuja arte foi uma inspiração para mim desde a infância, e à dupla Richard Donner e Christopher Reeve que, como todos nós fãs do Homem do Amanhã sabemos, mostrou-nos que o homem pode, sim, voar. Para o alto e avante. Sempre.

THIAGO RIQUE

Recife, 14 de Nissan de 5774/14 de Abril de 2013 (EC)




PS: Fica um agradecimento especial ao meu primo Rodrigo Rique por sua ajuda essencial com o javascript deste site. 

7 comentários:

  1. Sensacional! Nem a DC e menos ainda a Panini conseguiriam realizar um trabalho tão cuidadoso como este. Fico muito feliz que exista um fã, que conheça tão bem seu herói a ponto de compartilhar com outros fãs as informações que nem sempre temos à disposição com total confiabilidade da fonte! Meus parabéns pelo trabalho, pelo esforço e muito obrigada por dividir isso conosco! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras e pelo apoio, Nadini. E por favor, sempre participe!

      Excluir
  2. Thiago, obrigada de coração pela dedicação a nossa manu!! :)
    Ela te ama muito!!!
    bjooooooo
    Amei seu blog. Parabéns!!! Eu sei o quanto se esforçou e ainda se esforça para transmitir informações com qualidade!!!
    :)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, nosso herói merece mesmo!!
    Estarei sempre olhando!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela força, meu amigo! E mande sugestões de artigos se quiser também!

    ResponderExcluir
  5. oi boa tarde o Super Homem é uns dos maiores super Heróis

    ResponderExcluir